BSB Distrito

Delgatti é condenado por injúria contra Bolsonaro em depoimento

Ex.Saúde, Presidente, Governo
 O juiz Omar Dantas Lima, da 3ª Vara Criminal de Brasília, condenou o programador Walter Delgatti Neto a 10 anos e 20 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. 
Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em agosto do ano passado, Delgatti disse ter recebido de Bolsonaro o pedido para que assumisse a autoria de grampos realizados no aparelho celular do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 
Segundo o depoimento de Delgatti, Bolsonaro teria tido acesso ao material, que teria sido grampeado por agentes “de outro país”. Em seguida às falas, a defesa de Bolsonaro acionou à Justiça, alegando serem falsas as acusações e que o programador não apresentou nenhuma prova de sua versão. 
Durante a instrução processual, Delgatti negou se retratar, insistindo que disse a verdade, mas ao mesmo tempo não comprovou sua versão e sustentou sua defesa afirmando não ter caluniado Bolsonaro com suas declarações. 
Em depoimento ao juiz, Delgatti repetiu toda a versão de que teria recebido o pedido de Bolsonaro por intermédio da deputada Carla Zambelli (PL-SP), com quem mantinha contato, para assumir a autoria do suposto grampo. O autoproclamado hacker alegou não poder produzir provas por estar preso por outro caso. 
Ao final do processo, o juiz Omar Dantas Lima decidiu pela condenação de Delgatti, afirmando que a versão trazido por ele de fato imputou crime a Bolsonaro, mas o programador “não produziu prova capaz de conferir verossimilhança à sua narrativa”. 
Para o magistrado, houve “a prática de fato definido como crime, sabendo ser falsa a imputação, fazendo-o diante de parlamentares integrantes da CPMI dos atos de 8 de janeiro de 2023, cujas sessões eram transmitidas por diversos veículos de imprensa, com grande repercussão no país e no exterior mormente em função da internet e das redes sociais”. Pela decisão, Delgatti poderá recorrer em liberdade. 
Delgatti, contudo, está preso em decorrência de outro caso, que apura a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conhecido como hacker de Araraquara, ele também já foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Spoofing, que investigou a invasão aos celulares de autoridades, incluindo ao de procuradores e juízes da Lava Jato.
Edição: Maria Claudia
Juiz disse que no depoimento à CPMI do Congresso sobre atos golpistas de 8 de Janeiro, o programador “não produziu prova capaz de conferir verossimilhança à sua narrativa”.
Agência alerta que o cenário hidrometeorológico este ano indica níveis críticos semelhantes ou piores aos do ano passado.
Antes da disputa individual previstas para domingo (4 de agosto), os únicos representantes brasileiros na modalidade terão outro desafio: eles estrearão nas duplas mistas, às 5h46 de sexta (2).
Segundo o Hamas, a incursão do exército de Israel durou oito dias e deixou, pelo menos, 250 palestinos mortos.
Prefeito de Farroupilha se retratou, mas mesmo assim Paulo Gonet pediu a investigação “diante da gravidade da conduta”.
Australianas do pólo aquático foram as primeiras a testar positivo, antes mesmo da abertura. Classificado à final do revezamento, nadador britânico Adam Peaty também está com covid-19.
Atleta classificou o país para a primeira decisão por medalhas da história nos 1500m livre feminino. Final ocorrerá às 16h13 de quarta-feira (31).
Times se enfrentam no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 21h desta terça-feira. Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil.
Manifestações se espalharam por todo o país, depois de o presidente ter sido oficialmente proclamado para o terceiro mandato consecutivo pelo Conselho Nacional Eleitoral.
Itamaraty pede que brasileiros residentes, em trânsito ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e que evitem aglomerações.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile