Ex.Saúde, Presidente, Governo
O estado de São Paulo tem cinco municípios com incêndios em andamento, informou, nesta segunda-feira (16), a Defesa Civil do estado. Dez aeronaves estão auxiliando o trabalho de contenção das chamas feito pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os aviões estão divididos entre os municípios de Bananal, Mococa, Tapiratiba, Itirapuã e Castilho. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, nos cinco municípios com ocorrências de incêndio em andamento, estão sendo usadas seis aeronaves de asa fixa e quatro de asa rotativa para o combate ao fogo.
Segundo o boletim diário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), as condições meteorológicas para as próximas 24 horas na região metropolitana de Campinas, norte e centro-oeste do estado são favoráveis à dispersão de poluentes, e a qualidade do ar está entre boa e moderada.
Na região metropolitana de São Paulo, as condições são as mesmas, porém, a qualidade do ar é boa. “A atuação de uma área de instabilidade associada a uma frente fria entre os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro ocasionará nebulosidade variável e boa ventilação, com possibilidade de chuvas esparsas, principalmente na faixa leste do estado”, diz a Cetesb.
A capital paulista amanheceu hoje com céu encoberto e chuva fraca a moderada. As estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura marcaram 13°C na Capela do Socorro, na zona sul, e 17°C no Itaim Paulista, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é de 100%. A média pluviométrica da cidade entre a meia-noite e as 7h da manhã foi de 3,5mm milímetros), o que corresponde a 5,1mm da média do mês, que é de 68,5mm.
O volume pluviométrico acumulado desde o início de setembro é de apenas 3,9mm de chuva, o que corresponde a 5,7% dos 68,5mm esperados para o mês.
Segundo os meteorologistas do CGE, a formação de uma área de baixa pressão gerou instabilidades que se deslocaram do Paraná para o estado de São Paulo, fazendo o dia começar com chuva fraca a moderada e melhorando a qualidade do ar. De acordo com o CGE, a tendência é que a chuva continuasse de forma intermitente no período da manhã e perdesse intensidade à tarde. “Por conta do tempo fechado e úmido, a temperatura não sobe muito. A máxima não deve passar de 18°C, e a mínima de 14°C deverá ser observada durante a noite.”
Nos próximos dias, o tempo deve continuar instável e com umidade elevada na cidade de São Paulo.
A terça-feira (17) deve começar com tempo fechado e garoa ocasional. No decorrer do dia, o céu encoberto predomina, com leve sensação de frio e temperatura mínima de 14°C e máxima de 18°C. Na quarta-feira (18), muitas nuvens e poucas aberturas de sol, com propagação de áreas de instabilidade provocando chuva em forma de pancadas isoladas e rápidas. Os termômetros deverão oscilar entre 14°C na madrugada e 22°C no início da tarde.
Edição: Nádia Franco
Nova biografia de Lupicínio Rodrigues, que faria hoje 110 anos, destaca o gosto pela “sofrência” e o fato de compor melodias sofisticadas sem tocar nenhum instrumento musical.
Incêndio começou na manhã de domingo (15) e não há previsão de quando deve ser controlado. O recorde de seca registrado no DF é de 163 dias sem chuvas, em 1963, informou a Meteorologia.
Instituto informa que não houve feridos e que solicitou o apoio da Polícia Militar para intensificar as rondas ostensivas na região, para coibir atividades criminosas.
Brasil será sede da Copa do Mundo do esporte em 2027. Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 23h30, na TV Brasil.
Na capital, o tempo deve continuar instável e com umidade elevada nos próximos dias, diz o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.
Traficantes usavam drone adaptado para lançar artefatos explosivos contra milicianos na Gardênia Azul. Militar da Marinha foi identificado como responsável por operar o equipamento.
Edição anterior da ação identificou a retirada ilegal de 17.931 hectares de vegetação nativa do bioma.
Pesquisa revela que o PIB cresceu 5,4% em julho de 2024 na comparação com julho de 2023. Em relação ao consumo das famílias, o trimestre encerrado em julho teve expansão de 4,5%.
Previsão é a umidade relativa do ar ficar abaixo de 12% nas seguintes regiões: centro, leste, norte, noroeste e sul goiano; nordeste e norte mato-grossense; e ocidental e oriental do Tocantins.
Previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – em 2024 passou de 4,3% para 4,35%. Para 2025, a projeção ficou em 3,95%.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google