BSB Distrito

Chuvas devem ficar acima da média em maio no Norte e Sul, diz Inmet

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O mês de maio promete ser de chuvas acima das médias históricas, pelo menos para grande parte das regiões Norte e Sul do Brasil. Também estão previstas chuvas acima da média para o leste da região Sudeste (principalmente São Paulo) e para o Rio Grande do Norte e Paraíba, além de áreas pontuais do centro sul nordestino (tons de azul na 1ª figura). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  
Para o leste de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul também estão previstas chuvas acima da média em maio (tons de cinza e azul da 1ª figura). “Entretanto, na parte oeste do Paraná, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras onde a previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média”, destaca o instituto.
O Inmet prevê ainda chuvas próximas ou abaixo da média (tons de cinza, amarelo e laranja na 1ª figura) para o extremo-norte e sul da região Norte, norte da região Nordeste, região Centro-Oeste e interior da Região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná.
“Não estão descartados eventos de chuva na parte norte e leste da região Nordeste, ainda devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como o aquecimento do Atlântico Tropical”, informa o instituto.
O Inmet avalia o impacto da chuva para a safra de grãos. Ele prevê que a região do Matopiba (que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e concentra boa parte do agronegócio brasileiro), está apresentando níveis satisfatórios de umidade do solo nos últimos meses, favorecendo o plantio.
“Para maio/2024, a previsão de chuva próxima e acima da média na região poderá beneficiar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento e colheita”, diz o instituto, acrescentado que, a partir de maio, há uma redução da chuva no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.
“Assim, algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem sofrer redução dos níveis de umidade do solo”, finalizam os meteorologistas.
Edição: Kleber Sampaio
Distribuição não comprometeria a sustentabilidade financeira da estatal, segundo nota do conselho de administração.
Mostra, com aproximadamente 180 itens de cerca de 80 artistas das cinco regiões do país, recorre a uma vasta diversidade de técnicas e modos de vivenciar a arte.
Para o leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul, estão previstas chuvas acima da média em maio. Não estão descartados eventos de chuva na parte norte e leste da região Nordeste.
Número de mortes confirmadas é 35% superior ao ano de 2023, quando 1.179 brasileiros perderam a vida para doença. Diferença entre casos em investigação de 2023 e 2024 supera os 1.707%.
Estudo do Inca – feito em 2022 – concluiu que o consumo de álcool foi responsável por R$ 81,51 milhões dos gastos federais com o tratamento de câncer, em 2018, no Brasil.
No processo que tramita no Reino Unido, 700 mil atingidos cobram indenização por danos morais e materiais. São listadas perdas de propriedades e de renda, despesas e impactos psicológicos.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, explica que o Rotas Literárias promove um novo olhar sobre os destinos turísticos do Rio e mostra o potencial da inovação para melhorar o país.
Evento será realizado neste sábado (20) e domingo (21) no Museu da República, no Catete, zona sul da capital fluminense.
Encontro de Líderes Rurais mostra que, embora com realidades distintas, quase todos os países da América têm desafios comuns, como a água, essencial para qualquer criação ou cultivo e escassa em muitas regiões.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile