BSB Distrito

Carlos Alberto Parreira trata linfoma de Hodgkin há quatro meses

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O técnico Carlos Alberto Parreira está há quatro meses realizando um tratamento quimioterápico para combater um linfoma de Hodgkin (câncer que se origina no sistema linfático, que é uma parte do sistema imunológico, de defesa do organismo), comunicou nesta sexta-feira (12) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em nome da família do ex-treinador da seleção brasileira masculina de futebol.
Segundo a família de Parreira e a equipe médica do Hospital Samaritano, o treinador de 80 anos de idade “está há quatro meses em tratamento quimioterápico e vem apresentando excelente resposta”.
Carlos Alberto Parreira conquistou duas competições de âmbito nacional na condição de treinador, o Campeonato Brasileiro de 1984 com o Fluminense e a Copa do Brasil de 2002 com o Corinthians. Mas o ponto alto de sua carreira como técnico foi a vitoriosa campanha com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos.
Além disso, Parreira também participou da conquista da Copa de 1970, disputada no México, no papel de preparador físico da comissão técnica de Zagallo.
Linfoma menos frequente do que outros tipos, o linfoma de Hodgkin tem incidência de três casos por 100 mil habitantes no Brasil.
O linfoma de Hodgkin é um câncer que se origina no sistema linfático, que é uma parte do sistema imunológico, de defesa do organismo. O tratamento exige quimioterapia intravenosa. A radioterapia também pode ser prescrita pelo médico, em casos específicos, para potencializar os efeitos da quimioterapia.
Em geral, os tumores do linfoma de Hodgkin se manifestam no pescoço e no tórax. Em estágios avançados, pode haver manifestações no abdômen e na medula óssea. O linfoma acomete principalmente adolescentes e adultos jovens, mas também pode ocorrer em idosos.
Em um recorte geográfico, as regiões que concentram mais casos são a Sudeste e Sul, seguidas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Referência no estado no tratamento desse câncer, o Inca atende anualmente cerca de 70 pacientes com linfoma de Hodgkin.
Edição: Fábio Lisboa
Julieta Hernandez, conhecida como palhaça Jujuba, foi assassinada no Amazonas quando viajava de bicicleta para Venezuela. Casal foi preso e responderá por ocultação de cadáver, latrocínio e estupro. 
Forças policiais de 16 países da América Latina reuniram-se para debater cooperação no combate à onda de violência. Uma proposta é a criação de um escritório da PF brasileira no país andino.
Além de problemas econômicos, há riscos políticos, sobretudo para o presidente dos EUA, Joe Biden, que deve tentar em novembro a reeleição, possivelmente contra o ex-presidente Donald Trump.
Confederação Brasileira de Futebol e família do técnico de 80 anos de idade afirmam que comandante do Tetra responde de forma positiva ao tratamento quimioterápico.
Luciano de Freitas Musse, que era gerente de projetos do MEC, foi acusado atuar em conluio com pastores evangélicos para facilitar a liberação de recursos para prefeituras em troca de propina.
Segundo o ministro Edson Fachin, não há urgência no julgamento da ação protocolada pelo partido Novo porque a MP, editada no fim do ano passado, só entrará em vigor em abril.
Moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 4,857, queda de R$ 0,034. Bolsa de Valores fechou aos 130.988 pontos, impulsionada por ações de petroleiras e mineradoras.
Brasileira levou o primeiro título do ano ao lado da nova parceira, a norte-americana Taylor Townsend. Na próxima semana, Bia estreia no Aberto da Austrália, em Melbourne.
Obrigatoriedade é para evitar o chamado doping acidental, quando atletas acabam ingerindo substâncias proibidas de forma inadvertida ao tomarem um medicamento com outra finalidade.
O Palmeiras, campeão do Brasileiro, e o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil, disputam o título a partir das 16h (horário de Brasília) do dia 4 de fevereiro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile