BSB Distrito

AGU recorre ao Supremo para barrar leis que facilitam acesso a armas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta segunda-feira (18) no Supremo Tribunal Federal (STF) dez ações para suspender leis estaduais e municipais que facilitam o acesso a armas de fogo.
As ações são assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.
A AGU contesta a constitucionalidade das normas por entender que cabe ao Congresso Nacional legislar sobre uso de armamento. Para o órgão, a Constituição não autoriza que estados e municípios legislem sobre a concessão de porte de arma de fogo.
Foram questionadas leis de Mato Grosso do Sul, Sergipe, do Paraná, de Alagoas, do Espírito Santo (três normas), de Minas Gerais, Roraima e do município de Muriaé (MG).
As leis foram aprovadas entre 2018 e 2023 e tratam do reconhecimento da atividade de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), autorização de porte da arma para defensores públicos do Espirito Santo e para agentes socioeducativos e policiais científicos do estado.
Em julho deste ano, o Supremo decidiu manter a suspensão de decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro que alteraram o limite da compra de munição por pessoas autorizadas a portar arma de fogo.
A suspensão dos decretos foi motivada por ações protocoladas pelos partidos PT e PSB e tratam dos decretos 9.846/2019 e 9.845/2019, além da Portaria Interministerial 1.634 de 22 de abril de 2020, norma sobre o limite da compra de munição por pessoas autorizadas a portar arma de fogo.
Edição: Juliana Andrade
PSD alega que o afastamento e a nomeação de um interventor na Confederação Brasileira de Futebol violam a autonomia das entidades esportivas.
Levantamento feito pela Febraban e pelo Ipespe mostra que o Plano Real é citado em segundo lugar pelos entrevistados.
Apesar de parecer técnico contrário, o Tribunal acatou requerimento de comissão da Câmara dos Deputados
Líder do governo no Senado prevê que as emendas devem chegar a R$ 54 bilhões no ano que vem.
O ex-jogador contou que os criminosos o obrigaram a gravar um vídeo sob mira de uma arma e o forçaram a dizer que havia um caso entre ele e a amiga com quem estava na hora do crime.
Na cerimônia de entrega, em Macapá, o ministro de Minas e Energia anunciou medidas para reduzir reajustes de energia elétrica no Amapá.
Informação é do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ação faz parte da primeira etapa do Programa de Universalização do Transporte Aéreo.
Novo presidente diz que baixos preços da energia levaram à falta de investimento no setor e acrescentou que vai permitir aumentos das tarifas.
Índice Ibovespa fechou a segunda-feira aos 131.084 pontos, com alta de 0,68%, enquanto o dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 4,905, menor nível em 12 dias.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile