Congonhas volta a operar após queda de energia; voos foram deslocados

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Com a suspensão das operações de pouso e de decolagem, os voos que tinham como destino o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, tiveram que ser remanejados na tarde desta sexta-feira (15) para outros aeroportos, como os de Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP), informou a Força Aérea Brasileira (FAB). As operações no aeroporto já foram retomadas. 
Por causa de um problema externo no abastecimento de energia e que afetou a torre de controle, o Aeroporto de Congonhas precisou suspender as operações das 14h25 às 15h51. De acordo com a FAB, isso afetou 28 voos que decolariam de Congonhas e 19 pousos que precisaram ser desviados para outros locais.
De acordo com a Aena, concessionária que administra o aeroporto, todas as operações de pouso e decolagem no aeroporto foram suspensas até que a energia fosse restabelecida. No terminal de passageiros, os geradores foram acionados imediatamente e a energia voltou. Mas no restante do aeroporto, o problema demorou um pouco mais a ser normalizado. No período em que as operações ficaram suspensas, a Aena disse ter contabilizado 14 cancelamentos de voos, 25 decolagens canceladas e 13 voos alternados para outros aeroportos.
Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea, o problema foi provocado por ocorrência de fogo na linha de transmissão próxima ao aeroporto, às 13h59. A partir das 14h28, informou o órgão, isso provocou “degradação nas comunicações da torre”, o que obrigou a FAB a remanejar os voos de Congonhas para outros aeroportos.
“Adicionalmente, a energia ainda ficou suspensa nas proximidades do aeroporto de Congonhas, inclusive, no próprio terminal, afetando as operações. Às 15h46, houve o restabelecimento total das operações de decolagem e pouso em Congonhas. Às 15h59, a Torre de Controle voltou a operar com a energia comercial”, informou a FAB.
A Aena recomenda que todos os passageiros com voos previstos para Congonhas nesta sexta-feira entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos voos.
Procurada pela Agência Brasil, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia, informou que houve “uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto de Congonhas, que causou a interrupção no fornecimento de energia na localidade”. A concessionária disse que “realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer o serviço, que já encontra-se normalizado”. Ainda segundo a Enel, as causas do ocorrido ainda serão apuradas.
A Latam informou que a companhia alternou ou cancelou parte de seus voos em São Paulo. “Esta é uma situação totalmente alheia ao controle da companhia, que está prestando a assistência necessária aos passageiros”. De acordo com a companhia, os voos já foram retomados e os clientes afetados estão sendo reacomodados em outros voos da empresa.
Em nota, a Azul disse que dois de seus voos tiveram que ser remanejados para Viracopos. Outros cinco foram cancelados. “A companhia destaca que os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”.
Segundo a Gol, 11 voos da companhia tiveram ser cancelados por causa do problema e outros 11, que tinham como destino Congonhas, foram transferidos para outros aeroportos. “Todos os clientes afetados estão recebendo as devidas facilidades e sendo reacomodados nos próximos voos”.
Edição: Carolina Pimentel
As veteranas estão na lista de 23 convocadas pelo técnico Arthur Elias, para a tradicional competição nos Estados Unidos. Brasil estreia contra o Canadá, no dia 6 de abril, em Atlanta.
Adiamento atende pedido do ex-presidente dos Estados Unidos, que afirmou que evidências reveladas recentemente estavam prejudicando a preparação da sua defesa.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deu aval a um ataque na fronteira sul da Faixa de Gaza. Aliados globais e críticos pediram a Netanyahu que não ataque Rafah, temendo grandes perdas civis.
Jaqueline Tedesco, do povo kaingang, estudou Direito na Furg, no Rio Grande do Sul. Foi a primeira aluna indígena a ser eleita para o Diretório Central dos Estudantes. 
Inquérito está em segredo de Justiça, e ainda não é possível obter os motivos que levaram a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça, onde o processo tramitava, a enviar o caso ao Supremo.
Com o desempenho desta sexta-feira, a moeda norte-americana subiu 0,34% na semana e acumula ganho de 0,5% em março. Este ano, a divisa sobe 2,97%.
Segundo o Alerta Rio, temperaturas serão elevadas, principalmente domingo e segunda-feira, podendo ficar perto de 40° C, com sensação térmica acima de 50° C em alguns pontos da cidade. 
Previsão para amanhã, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, é de outro dia de muito calor, com mínima oscilando em torno dos 22°C e máxima de 35°C.
Em visita a Lajeado, Lula falou sobre perdas humanas e necessidade de reerguer a região, atingida por chuva e enchentes, atribuindo a tragédia no Taquari às mudanças climáticas no planeta.
Durante a suspensão dos pousos e decolagens, mais de 40 voos foram afetados. Muitos tiveram de ser transferidos para os aeroportos de Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP). 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.