Moraes será relator do inquérito sobre assassinato de Marielle

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido para relatar o inquérito que apura os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A escolha foi feita por meio do sistema de distribuição eletrônica de processos.
A investigação chegou ao Supremo na quinta-feira (14), após o surgimento da citação de uma autoridade com foro privilegiado no processo que apura os mandantes dos assassinatos.
O inquérito está em segredo de Justiça, e ainda não é possível obter os motivos que levaram a Polícia Federal (PF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o processo tramitava, a enviarem o caso ao Supremo.
Nas questões criminais, cabe ao STF o julgamento de autoridades com foro privilegiado, como deputados federais e senadores.
Em 14 de março de 2018, a vereadora e o motorista Anderson Gomes foram baleados dentro do carro em que transitavam na região central do Rio de Janeiro.
Ontem, amigos de Marielle e Anderson e de outras vítimas de violência protestaram contra o crime, que até hoje não foi esclarecido.
Em outro processo sobre a investigação, o policial militar reformado Ronnie Lessa deve ser levado a júri popular. Ele é acusado de ser um dos executores dos assassinatos. Contudo, diante do acordo de delação premiada assinado com os investigadores, ainda não é possível saber se ele continuará preso.
Edição: Nádia Franco
As veteranas estão na lista de 23 convocadas pelo técnico Arthur Elias, para a tradicional competição nos Estados Unidos. Brasil estreia contra o Canadá, no dia 6 de abril, em Atlanta.
Adiamento atende pedido do ex-presidente dos Estados Unidos, que afirmou que evidências reveladas recentemente estavam prejudicando a preparação da sua defesa.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deu aval a um ataque na fronteira sul da Faixa de Gaza. Aliados globais e críticos pediram a Netanyahu que não ataque Rafah, temendo grandes perdas civis.
Jaqueline Tedesco, do povo kaingang, estudou Direito na Furg, no Rio Grande do Sul. Foi a primeira aluna indígena a ser eleita para o Diretório Central dos Estudantes.
Inquérito está em segredo de Justiça, e ainda não é possível obter os motivos que levaram a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça, onde o processo tramitava, a enviar o caso ao Supremo.
Com o desempenho desta sexta-feira, a moeda norte-americana subiu 0,34% na semana e acumula ganho de 0,5% em março. Este ano, a divisa sobe 2,97%.
Segundo o Alerta Rio, temperaturas serão elevadas, principalmente domingo e segunda-feira, podendo ficar perto de 40° C, com sensação térmica acima de 50° C em alguns pontos da cidade.
Previsão para amanhã, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, é de outro dia de muito calor, com mínima oscilando em torno dos 22°C e máxima de 35°C.
Em visita a Lajeado, Lula falou sobre perdas humanas e necessidade de reerguer a região, atingida por chuva e enchentes, atribuindo a tragédia no Taquari às mudanças climáticas no planeta.
Durante a suspensão dos pousos e decolagens, mais de 40 voos foram afetados. Muitos tiveram de ser transferidos para os aeroportos de Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google