Ex-assessor de Bolsonaro nega autoria de minuta de golpe

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, negou, em depoimento à Polícia Federal (PF), ter saído do país um mês antes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A declaração está em um dos depoimentos que tiveram o sigilo retirado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 
De acordo com as investigações da PF, Martins é apontado como um dos responsáveis pela elaboração da minuta de golpe de Estado que teria sido produzida no final do governo Bolsonaro. Ele está preso desde 8 de fevereiro em função das investigações. 
No depoimento prestado em fevereiro, apesar de não responder parte das perguntas sob a alegação de não ter acesso ao inquérito, o ex-assessor negou que tenha sido responsável pela elaboração da minuta de golpe e disse que estava no Brasil no final de 2022. 
Ele afirmou que fez uma viagem de Brasília para Curitiba no dia 31 de dezembro de 2022. A PF suspeitava que Martins tenha saído do país no avião presidencial com Bolsonaro com destino a Orlando, nos Estados Unidos, nos últimos dias de mandato do ex-presidente. 
A suspeita é também apurada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações. 
Na quinta-feira (14), Moraes pediu à administração do Aeroporto de Brasília imagens do embarque de Filipe Martins e informações sobre o voo à companhia Latam. 
Em ofício enviado ao ministro, a defesa de Martins enviou uma cópia do comprovante de embarque no dia indicado no depoimento.
Edição: Fernando Fraga
A concessionária que administra o aeroporto informou  que todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia.
. Anne Caroline, de 23 anos, estava no carro com o marido quando o veículo foi alvejado por sete tiros de fuzil e um deles a atingiu. Claudia dos Santos, também foi atingida, mas sobreviveu aos ferimentos.
Preso desde 8 de fevereiro, Filipe Martins nega que tenha sido responsável pela elaboração da minuta de golpe e disse que estava no Brasil no final de 2022.
Garantias honradas pelo Tesouro são descontadas dos repasses da União aos entes federados – como receitas dos fundos de participação e ICMS. Sobre as obrigações em atraso incidem juros, mora e outros custos operacionais.
Em queixa à Promotoria, clube disse que brasileiro foi alvo de “abuso racista e odioso” em cânticos proferidos por torcedores do Atlético de Madrid e do Barcelona, na última quarta (15).
Data homenageia João Pedro Matos Pinto, adolescente de 14 anos assassinado com um tiro de fuzil, por policiais durante uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio.
Freire Gomes disse à Polícia Federal que o então presidente Bolsonaro lhe apresentou pessoalmente, no Palácio da Alvorada, em dezembro de 2022, minuta de decreto para consumar um golpe de Estado.
Aliança considera que um ataque contra algum dos membros é um ataque a todos os membros que, com isso, estarão obrigados a reagir em conjunto, diz embaixadora Karin Wallensteen.
Cerca de 60 mil pessoas aguardam por algum órgão no Brasil. A maioria espera por um novo rim (32.862 pessoas), vindo, a seguir, fígado (1.391), coração (359), pulmão (158) e pâncreas (11).
Lula fez um balanço das ações do governo federal no Rio Grande do Sul, e disse que é obrigação do governo federal tentar uma solução para as dívidas dos estados.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.