Lula se manifesta após novo ataque racista contra Vini Jr.

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais para repudiar um novo ataque racista sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, atleta do Real Madri e da Seleção Brasileira de futebol.
Imagens registradas em vídeo mostram torcedores do Atlético de Madri chamando o atleta do clube rival de chimpanzé. As agressões racistas foram cometidas momentos antes do início da partida entre a equipe de Madri e a Inter de Milão (Itália), na última quarta-feira (13), nas imediações do Estádio Metropolitano da capital espanhola, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, competição organizada pela a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). O jogo nem sequer envolvia a participação de Vini Jr. e do seu time.
“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, postou Lula na noite desta quinta-feira (14).
Mais cedo, o próprio Vinicius Júnior fez uma postagem cobrando que a UEFA puna os responsáveis pelas agressões.
“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles Champions League, UEFA. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente”, publicou em seu perfil em uma rede social o jogador.
Em nota, o governo brasileiro, por meio do Palácio do Itamaraty, afirmou que recebeu com “tristeza e indignação” a notícia da ocorrência de mais uma agressão racista contra o jogador, situação que tem sido recorrente na Espanha. Além disso, informou que vai reiterar às autoridades governamentais e esportivas espanholas a preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta, além de cobrar providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram.
“Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos”, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores.
Edição: Aline Leal
Inquérito está em segredo de Justiça. Não é possível obter detalhes sobre as causas que levaram a Polícia Federal e o STJ, onde o processo tramitava, a enviar o caso ao STF.
Menos da metade das empresas pesquisadas cumprem integralmente a reserva de cargos.
Presidente prestou solidariedade e Palácio do Itamaraty cobrou punição aos autores das ofensas.
Operação teve como ponto de partida a saída temporária da prisão de 3 homens que transmitiram a 12 pessoas a notícia falsa de que um avião com R$ 28 milhões aterrissaria em Sorocaba e as incitaram a roubar a aeronave. Na praça do pedágio, policiais cercaram o grupo e dispararam durante 10 minutos contra o ônibus.
Policiais monitorarão o tráfego aéreo durante as Olimpíadas e poderão identificar os drones, seja por meio de radar ou de fotos enviadas por homens em terra.
Presidente destacou o potencial brasileiro que inclui a produção de veículos híbridos flex como o carro bioelétrico. Tecnologia é exclusiva e reúne a possibilidade do uso de etanol em carros elétricos.
Crime foi em janeiro de 2022, na Barra da Tijuca. Ministério Público afirma que Moïse teria trabalhado no local onde discutiu com um homem, denominado Jailton.
O atleta brasileiro conseguiu a classificação ao vencer a prova do K1 (caiaque) da seletiva de canoagem slalom disputada no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google