CCBB RJ abre a mostra Perequeté: Cinema Queer Nordestino

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Com classificação para 18 anos e ingressos gratuitos, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe a partir desta quinta-feira (14) a Mostra Perequeté: Cinema Queer Nordestino. Os filmes poderão ser vistos até o dia 31, no Cinema 1.
Queer é um adjetivo relativo à pessoa cuja identidade de gênero ou orientação sexual não corresponde a ideias estabelecidas sobre sexualidade e gênero, especialmente a normas heterossexuais.
À Agência Brasil, a gerente de Programação do CCBB RJ, Caroena Neves, disse que a mostra lança um olhar sobre a diversidade, exibindo filmes regionais que discutem uma variedade de identidades de gênero e orientações que se afastam dos padrões heteronormativos e cisnormativos.
“A mostra apresenta um panorama de obras separadas temporalmente, mas que se aproximam diretamente por sua natureza territorial, motivações sociais e discursivas, modos de produção e condições de existência”, explica.
O evento conecta dois tempos distintos. No primeiro, visita a Paraíba dos anos 1980, apresentando um ciclo de cinco filmes em super-8 que desafiaram tabus e levantaram-se, de forma ousada e irreverente, contra os preconceitos e a opressão que imperavam na época. O segundo e mais extenso bloco da mostra, apresenta filmes da última década em uma retrospectiva da carreira de seis autores contemporâneos do Nordeste: Alexandre Figueirôa e Léo Tabosa (Pernambuco), Breno Baptista e Noá Bonoba (Ceará), R.B. Lima (Paraíba) e o coletivo Surto & Deslumbramento.
Importância
O projeto surgiu, segundo Caroena, do desejo de trazer ao Rio de Janeiro, de forma inédita, o programa A onda de filmes Queer em Super-8 na Paraíba, que reuniu obras resgatadas e digitalizadas pelo projeto Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB), promovida pela organização Cinelimite.
“A partir desses preciosos cinco filmes, reunidos em nossa sessão de abertura, desdobramos uma curadoria original, visitando núcleos autorais do cinema queer no Nordeste contemporâneo”, disse.
Na avaliação da gerente de Programação do CCBB RJ, a preservação e a divulgação de filmes nordestinos, nunca exibidos no Rio de Janeiro, “promovem a circulação da produção cultural brasileira, dão visibilidade a cineastas de fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e mostram também que, apesar de reunidas em uma região geográfica, as produções do cinema contemporâneo do Nordeste são tão múltiplas quanto seu próprio povo, apresentando vertentes estéticas, discursivas e artísticas originais, diversas e carregadas de potência artística”.
Para a realização da mostra, o CCBB RJ conta com o apoio do Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (Nudoc UFPB), que cedeu os direitos de alguns dos filmes; da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB), do Cinelimite; e da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), “que tornaram novamente disponíveis ao público esses preciosos filmes superoitistas dos anos 80”, salientou Caroena Neves.
A programação do CCBB RJ objetiva promover a conexão dos brasileiros com a cultura, fundamentada em um eixo curatorial que enfatiza, entre outros aspectos, a ancestralidade e a pluralidade.
Caroena ressalta que o CCBB RJ reitera seu compromisso como uma janela de exibição de obras que, mesmo celebradas em festivais e mostras nacionais e internacionais, estão fora do circuito de exibição comercial. “Existe outro cinema brasileiro, e é importante e necessário exibi-lo”, defendeu.
A programação está disponível no site do CCBB RJ, onde os ingressos poderão também ser retirados.
Edição: Fernando Fraga
Parentes e companheiros de luta política se reuniram ao redor da estátua da vereadora, erguida no Buraco do Luma, onde ela sempre fazia discursos abertos à população.
Aumento da desigualdade está relacionado à capacidade de resiliência dos países no enfrentamento de crises, diz Maitê Gauto, da Oxfam Brasil, organização que atua em defesa da justiça social.
Mostra lança um olhar sobre a diversidade, exibindo filmes regionais que discutem uma variedade de identidades de gênero e orientações que se afastam dos padrões de gênero.
Entre as categorias consideradas críticas estão biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, muçarela e requeijão.
Tribunal Regional Federal da 6ª região concedeu habeas corpus ao ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman. Rompimento aconteceu em 2019, na barragem Mina Córrego do Feijão, pertencente à empresa.
Avaliação de crédito do G10 Bank usa critérios que passam pela relação com a comunidade, o nível de planejamento para os investimentos e a renda, levando em conta instabilidades financeiras.
Tratamento do câncer pode impactar negativamente a imagem corporal. Fortalecer a autoestima e melhorar a qualidade de vida devem proporcionar perspectiva positiva diante da doença.
País compete com duas candidaturas conjuntas: a da Europa (Alemanha, Holanda e Bélgica) e a da América do Norte (Estados Unidos e México). A votação será em 17 de maio, no Congresso Anual.
Famílias de renda média alta foram as que mais sentiram a inflação. Dados estão no Indicador Ipea de Inflação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Senadores escolheram questionar o chefe do Itamaraty sobre outros temas, como a guerra na Ucrânia, as eleições na Venezuela e a posição do Brasil em suposta nova ordem mundial.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google