Mais 38 frigoríficos brasileiros já podem exportar carnes para a China

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta terça-feira (12), que mais 38 frigoríficos brasileiros poderão exportar carnes para a China.
A comunicação ao governo brasileiro foi enviada pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) habilitando as novas plantas frigoríficas brasileiras.
Em vídeo publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua conta na rede social X (antigo Twitter), Lula destacou o resultado da política externa.
Mais uma boa notícia para o Brasil, fruto da retomada das boas relações com o mundo. Mais 38 frigoríficos brasileiros já podem exportar carnes para a China. Um dia histórico na relação comercial Brasil-China e também para o agronegócio do nosso país. Já abrimos 96 novos mercados… pic.twitter.com/6i92WA2KxC
Entre as 38 habilitações concedidas pelo país asiático, há oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento [que deixa a carne pronta para o consumo]; e cinco entrepostos, (um de bovinos, três de frangos e um de suíno). Entrepostos de carnes são estabelecimentos destinados ao recebimento, guarda, conservação, manipulação, acondicionamento e distribuição do produto animal.
O Mapa esclarece que parte dos estabelecimentos foi auditado remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial de técnicos chineses, em dezembro de 2023, acompanhados de representantes do ministério.
Na mesma publicação do presidente Lula, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemorou o atual momento comercial do Brasil, fruto de negociações para abertura de novos mercados.
“Batemos todos os recordes de abertura de mercados, estamos com 96 novos mercados abertos no seu terceiro mandato. Deles, são 39 países que não tínhamos relações comerciais do agro brasileiro, estão abertos.”
Fávaro ainda comentou o que classificou como dia histórico. “Depois da sua [presidente Lula] visita à China, das novas relações comerciais, sua relação pessoal com o Xi Jinping [presidente da China], no dia 12 de março, a notícia de 38 novas plantas frigoríficas abertas de uma só vez com a China.”
A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para compra da proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.  
Antes deste anúncio, no início deste mês, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos (asnos, jumentos ou jegues).  
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a decisão da liberação de plantas para exportação do governo chinês é a constatação da qualidade do produto pecuário brasileiro. “Este resultado histórico demonstra novamente o reconhecimento da qualidade, credibilidade e confiança do trabalho da defesa agropecuária do Brasil.”
Edição: Denise Griesinger
A partir de segunda-feira (18), unidades de atendimento médico ambulatorial ficarão abertas três horas a mais, todos os dias, até as 22h.
Confrarias de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito abrigaram-se na antiga Igreja de São Sebastião até sua unificação em 1667, dando origem à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos.
De acordo com o ministro da Justiça, a operação de captura dos bandidos será mantida, sem prazo para terminar. Ele sobrevoou a região.
Estimativa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se for confirmada, será o quarto ano seguido de alta nas vendas. 
Brasil ocupa a quarta posição global no consumo de fertilizantes, atrás da China, Índia e dos Estados Unidos. No entanto, mais de 80% do produto são importados.
A casa do brasileiro Rodrygo foi uma das oito assaltadas ea partir de 2022, em bairros ricos de Madri. Segundo a polícia, suspeitos monitoraram vídeos e fotos dos atletas nas redes sociais.
Trata-se do maior número de habilitações concedidas de uma só vez. Ministro Fávaro confirma que 96 novos mercados comerciais foram abertos.
Segundo dados da Secretaria estadual de saúde, em relação à chikungunya, foram notificados 51.652 casos prováveis, sendo 32.505 confirmados para a doença.
Desde 1º de janeiro, o Distrito Federal contabiliza 138.543 casos prováveis de dengue, além de 109 mortes confirmadas pela doença e 52 em investigação.
Pesquisadores analisam situação em Abrolhos, Atol das Rocas e Fernando de Noronha. Hipótese de nova onda de branqueamento foi antecipada nos EUA. Fenômeno é causado pela alta da temperatura do mar.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.