Direitos das mulheres são conquista, não concessão, diz Lula

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (8), que os direitos e liberdades adquiridas pelas mulheres foram conquistas de classe e não concessão de governantes. Lula participou de um almoço alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado hoje, em um restaurante na área central de Brasília.
“A liberdade da gente, o bem-estar da gente, a gente conquista, ninguém vai fazer concessão pra nós”, disse. “Nunca se contentem com o que já conquistaram. O que já conquistaram é bom, a gente reconhecer a conquista. Mas é uma coisa que instiga a gente a querer mais, instiga a gente a exigir um pouco mais. E vocês sabem que o sucesso de participação na vida política, no mundo do trabalho, na vida cultural das mulheres não é favor de governo, tem que ser conquista de vocês”, acrescentou.
Para Lula, as conquistas das mulheres são recentes e levam tempo para serem implementadas. “A gente não consegue mudar de uma hora para outra, não basta estar na Constituição, é preciso incutir na cabeça das pessoas. Como é bom a gente ser civilizado, como é bom a gente se respeitar, como é bom a gente garantir que não haja diferença de gênero entre nós”, destacou o presidente, lembrando ainda que os homens também devem assumir funções tipicamente “femininas”.
“Mesmo que pela lei seja tudo igual, no dia a dia as mulheres já aprenderam a sair para o mundo, já aprenderam a trabalhar, já foram para o mercado de trabalho, mas nós homens não aprendemos a ir pra a cozinha, não aprendemos a lavar a roupa que a mulher lava, tem que cuidar das crianças que elas cuidam. Então, a gente ainda não compartilha naquilo que diz respeito ao nosso companheirismo”, disse.
O governo federal lançou um pacote de políticas para mulheres, com ações que incluem inaugurações de casas da Mulher Brasileira e centros de referência, investimento em tornozeleiras eletrônicas para agressores e programa de inclusão de mulheres jovens no mercado de trabalho.
O objetivo, segundo a Presidência, é reforçar o enfrentamento a violências – físicas, morais e políticas – e ampliar ações para promoção da autonomia econômica e da participação das mulheres em espaços de poder.
O almoço desta sexta-feira contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, de ministras de Estado e outras servidoras do segundo escalão do Executivo.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também destacou a importância de mulheres nos espaços de poder. “Nós precisamos, todas, convencer nossos chefes e todos que as mulheres têm papel prioritário nas políticas públicas”, disse, citando que 80% das pessoas que passam fome no país são mulheres.
“Sabemos que temos muita coisa pra fazer e só venceremos se darmos ao governo federal a cara das mulheres”, acrescentou.
Edição: Aécio Amado
Almoço alusivo ao Dia das Mulheres, com a participação do presidente, contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva, de ministras de Estado e outras servidoras do segundo escalão do Executivo.
Empregados dizem que ainda não têm informações sobre o futuro do veículo e que devem permanecer em vigília pelo tempo que for necessário.
HPV é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum e principal causador do câncer de colo de útero. Estimativa é que 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.
Situação na Baixada Santista é resultado de ação deliberada do governador de São Paulo, que “vem investindo na violência policial contra pessoas negras e pobres”, segundo a denúncia. 
Reações tiveram intervalo médio de 10 minutos após a vacinação, e não houve necessidade de hospitalização, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização.
Percentual de famílias com dívidas atrasadas diminuiu para 28,1% em fevereiro, segundo pesquisa da CNC. Proporção de famílias com dívidas alcançou 77,9%.
Elas puseram cruzes nas escadarias da Câmara Municipal e camisas manchadas de sangue, com frases como “foi só uma vez” e “ele pediu desculpas depois de me bater”.
Ao todo, 365 mil doses foram aplicadas. Há iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, em parceria com o fabricante da Qdenga.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou ainda que, junto com esse acordo da Fiocruz, será feito também um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante.
Painel reúne informações mensais sobre delitos praticados contra as mulheres por município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.