Dengue: apenas 2 de cada 10 vacinas entregues pelo SUS foram aplicadas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
De um total de 1,2 milhão de doses distribuídas pelo governo federal para 521 municípios, apenas 250 mil vacinas contra a dengue foram aplicadas até o momento. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (8) pelo diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
Em entrevista coletiva, ele lembrou que a pasta contabiliza, ao todo, 365 mil doses aplicadas, já que, além da estratégia elaborada pelo SUS, há ainda iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o fabricante da Qdenga.
O diretor destacou que, num primeiro momento, a pasta distribuiu um quantitativo de doses para crianças de 10 e 11 anos. Diante dos relatos de baixa procura pela imunização e de doses com a data de validade próxima, o ministério optou por ampliar a faixa etária a receber a vacina neste momento, passando a chamar também adolescentes de 12 a 14 anos.
O Ministério da Saúde selecionou um total de 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
Há mais de 15 anos, a pediatra Natália Bastos atende desde pacientes recém-nascidos a adolescentes na capital federal. Em entrevista à Agência Brasil, ela destacou que há uma explosão de casos de dengue e que os pais precisam ter cautela.
“Gostaria de emitir esse alerta pedindo aos pais que não vacinaram as crianças, que procurem a sala de vacina para que seja aplicada a Qdenga [vacina contra a dengue]. É uma vacina contra a dengue feita com o vírus atenuado, uma vacina muito segura. Está sendo desenvolvida pelo laboratório Takeda desde antes da covid-19, antes da pandemia. Então, não é uma vacina nova, não é uma vacina que foi desenvolvida às pressas. Já existem vários estudos e ela passou por todas as etapas.”
Natália destacou que o esquema vacinal completo da Qdenga, com duas doses, garante cerca de 80% de eficácia e que os efeitos colaterais, inclusive em crianças, são pequenos – sobretudo quando comparados aos que uma infecção por dengue pode causar.
“Com uma dose, você tem, geralmente, efeitos colaterais imediatos muito leves e, com 10 dias, algumas manchas no corpo ou alguma dor no corpo. Mesmo assim, são poucos sintomas tendo em vista o que um quadro de dengue pode causar na criança ou no adulto.”
“Enquanto estava na sala da rede privada, era uma vacina que estava custando, em média, de R$ 400 a R$ 500. Hoje, a vacina está disponível na sala do centro de saúde, gratuitamente. Então, convido todos os pais a procurarem a vacina com os filhos de 10 a 11 anos com urgência”, concluiu.
Edição: Maria Claudia
Reações tiveram intervalo médio de 10 minutos após a vacinação, e não houve necessidade de hospitalização, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização.
Percentual de famílias com dívidas atrasadas diminuiu para 28,1% em fevereiro, segundo pesquisa da CNC. Proporção de famílias com dívidas alcançou 77,9%.
Elas puseram cruzes nas escadarias da Câmara Municipal e camisas manchadas de sangue, com frases como “foi só uma vez” e “ele pediu desculpas depois de me bater”.
Ao todo, 365 mil doses foram aplicadas. Há iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, em parceria com o fabricante da Qdenga.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou ainda que, junto com esse acordo da Fiocruz, será feito também um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante.
Painel reúne informações mensais sobre delitos praticados contra as mulheres por município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia.
Ministério dos Transportes diz que decisão visa reduzir as filas de veículos e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança de pedágios.
Ao menos 66% das mulheres sentem mais dificuldade para manter um negócio do que os homens, por dispenderem mais tempo cuidando da casa e da família, diz pesquisa.
Programa é espécie de poupança que o governo federal abrirá para alunos de baixa renda que cursam ensino médio. Instituições que aderiram devem enviar ao MEC dados sobre matrícula dos estudantes.
Defesa alegou que Geraldo Filipe da Silva é morador de rua que se viu cercado pelos vândalos, mas que não participou de atos violentos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google