Vítimas das chuvas no Acre receberão kits com medicamentos e insumos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Saúde enviou cinco kits de medicamentos e insumos estratégicos para atender as vítimas das chuvas no Acre. Os kits incluem anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas e têm capacidade para atender 1,5 mil pessoas durante um mês.
“A iniciativa faz parte de uma ação rápida para socorrer os desabrigados diante da situação de emergência em saúde pública causada pela chuva que atingiu a região”, informou a pasta, por meio de nota. De acordo com o comunicado, até o momento, 17 dos 22 municípios acreanos estão em situação de emergência.
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) informou que o fenômeno meteorológico conhecido como Alta da Bolívia, que atua em altos níveis da atmosfera, a aproximadamente 12 quilômetros (km) de altitude, está ativo e intenso no sul da Amazônia. O resultado são chuvas intensas que assolam a região.
“Dessas 17 cidades, a situação é mais crítica em Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.  Em Jordão, por exemplo, com aproximadamente 9 mil habitantes, 80% da população foi atingida pelas águas do Rio Tarauacá”, informou o ministério.
A pasta destacou que monitora estados atingidos por fortes chuvas, acionando a estrutura do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres para o envio de kits de medicamentos e o acompanhamento dos sistemas de saúde locais.
“Os técnicos estão atentos ao compartilhamento de alerta de risco de órgãos oficiais como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o programa oferece apoio para preparação e resposta aos desastres.”
As unidades federativas podem acionar o ministério para recebimento de kits e apoio técnico mediante declaração de emergência ou de calamidade pública pelo estado, município ou por decreto reconhecido pela Defesa Civil.
Edição: Sabrina Craide
Militares de Israel disseram que dezenas de pessoas ficaram feridas por causa de empurrões e atropelamentos quando caminhões de ajuda chegaram ao norte de Gaza.
Previsão inicial indicava que o resultado sairia no último dia 27. Ministério informou que equipes técnicas estão trabalhando para divulgar a lista “o mais rápido possível”.
Marcelo Castro disse que há um sentimento forte na Casa sobre o fim da reeleição, mas há divergência sobre a coincidência na data das eleições. Novo código foi discutido com líderes.
De acordo com  o senador Marcelo Castro, relator do texto, ideia é reunir todas as legislações que tratam da questão eleitoral em uma só. Caso aprovadas, mudanças valem nas eleições de 2026.
Conjuntos incluem anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas e têm capacidade para atender 1,5 mil pessoas durante um mês.
Após reunião com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante sua visita a Georgetown, o presidente disse que a guerra traz destruição de infraestrutura e de vidas.
Número 13 do mundo, a paulista perdeu de virada para a britânica Katie Boulter (49ª no ranking) por 2 sets a 1. Na África do Sul, Laura Pigossi (123ª) avançou à semi no WTA 50 Petrória.
Defesa Civil já registrou 15 mortes em decorrência das chuvas, sendo nove vítimas de enxurradas.
Radioagência Nacional lançou neste 29 de fevereiro, Dia Mundial das Doenças Raras, a série Horizontes, terceira temporada do podcast Histórias Raras, que aborda histórias de como vivem as pessoas com essas condições para além da questão da saúde.
Foram desmatados 51 mil hectares de vegetação nativa no período, uma média de 1,6 mil campos de futebol derrubados por dia no bioma.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.