Taxar super-ricos já tem apoio de alguns países europeus, diz Durigan

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a proposta de taxação dos super-ricos, apresentada nesta quarta-feira (28) pelo Brasil ao G20, ainda deverá ser estudada, mas já conta com apoio de alguns países europeus.
“Esse debate, que nasce hoje, deve frutificar e gerar diálogos”, disse. “Claro que pode ter uma reação [contrária], mas pelo que a gente já conversou nas bilaterais, os países europeus já nos apoiam em linhas gerais com essa proposta”, acrescentou.
Na abertura da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais da Trilha de Finanças do G20 no Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs que as nações de todo o mundo se unam para taxar as grandes fortunas. “Precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem a sua justa contribuição em impostos. Além de buscar avançar as negociações em andamento na OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] e ONU [Organização das Nações Unidas], acreditamos que uma tributação mínima global sobre a riqueza poderá constituir um terceiro pilar da cooperação tributária internacional”, defendeu.
Em um dos intervalos do evento, realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, Durigan afirmou que a proposta do Brasil visa a eliminar privilégios e corrigir distorções. “O mundo precisa se coordenar. Um dos mecanismos, que nasce de um consenso, é que o mundo precisa se financiar. Existe esse diagnóstico”, disse. “Temos que começar de uma maneira simplificada”, destacou.
“Sabemos que é um momento geopolítico tenso. No nosso ponto de vista, presidindo a trilha financeira, nos importa fazer um foco no que é importante para a economia. E isso tem um consenso grande. A discussão da desigualdade foi toda refletida nos diálogos de hoje. A discussão da transformação ecológica: o mundo precisa disso. A transformação ecológica é a pauta de desenvolvimento. E o Brasil tem uma oportunidade única nesse momento”, acrescentou.
Edição: Carolina Pimentel
Mostra reúne imagens feitas pelo fotógrafo Hiromi Kagakura nos anos 90, em viagens que fez com o “filósofo d floresta”.
“Claro que pode ter uma reação [contrária], mas pelo que a gente já conversou nas bilaterais, os países europeus já nos apoiam em linhas gerais com essa proposta”, afirmou o secretário-executivo da Fazenda.
Pela pesquisa, incidência da aids foi de 30 casos por 100 mil pessoas entre não beneficiários do programa e de 25 por 100 mil entre os que recebiam. Quanto à taxa de mortalidade, foram 10 óbitos por 100 mil pessoas entre os não beneficiários e de 9 por 100 mil entre os beneficiários.
Corte analisou as chamadas regras de sobras eleitorais para cálculo das cadeiras que devem ser preenchidas por candidatos eleitos nas casas legislativas.
Em 10 municípios que estão em situação crítica no estado, mais de 14 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Em Rio Branco, o nível de água do rio Acre continua acima da chamada cota de transbordo.
Resultado ficou positivo em R$ 79,337 bilhões no mês passado, contra superávit de R$ 78,906 bilhões obtido em igual período de 2023. 
Presidente discursou como convidado especial em cúpula da Caricom e voltou a classificar o conflito na Faixa de Gaza como genocídio.
Subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos argumentou que todas as questões legais foram cumpridas e permitem que a sentença de Robinho seja cumprida no Brasil.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.