Ministério da Saúde investiga casos de febre Oropouche no Acre

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma equipe do Ministério da Saúde está no Acre esta semana para revisar casos contabilizados como dengue, mas que, na verdade, são de febre Oropouche, segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel (foto).
A febre Oropouche também é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.
A orientação da Secretaria de Saúde do Acre é que a população tome medidas similares à de prevenção da dengue, como utilizar mosquiteiros; usar roupas compridas de forma que cubram braços e pernas; instalar telas em portas e janelas; usar repelente; e permitir que os agentes das prefeituras borrifem as casas com substâncias que inibem a proliferação e circulação de mosquitos.
“Cabe destacar que a febre do Oropouche foi descrita pela primeira vez na década de 60, mas não há, até o momento, registros de mortes associadas à doença. Conforme o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico nem vacina para a febre do Oropouche, portanto, pacientes infectados devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico”, destacou a secretaria em nota.
No início de janeiro, o Acre declarou emergência em saúde pública em razão de uma explosão de casos de dengue. Dados do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde apontam 6.498 casos prováveis da doença e nenhuma morte confirmada. O índice de incidência da dengue no estado é de 782 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
 
Edição: Aline Leal
Após decidir sobre o reconhecimento da repercussão geral, que obriga todo o Judiciário a seguir entendimento do STF após o julgamento de uma causa, Corte decidirá sobre validade do vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos.
País está próximo de chegar a 1 milhão de registros da doença em dois meses, superando o pico da dengue em 2023.
Partida prevista para 12 de junho, anunciada pela Federação Norte-Americana de Futebol, faz parte da preparação para Copa América, cujo jogo de abertura ocorrerá oito dias depois.
Investigação sobre o furto foi concluída no dia 16. Os militares e civis indiciados foram responsabilizados por furto, peculato, receptação e extravio de armas.
Usado para reajustar anualmente contratos de moradia, o IGP – M também serve de indexador de contratos de empresas de serviço, como energia elétrica, telefonia, educação e planos de saúde.
Doença também é transmitida por mosquitos e tem sintomas parecidos com os da dengue, como dores no corpo e febre.
Presidente do TSE, Alexandre de Moraes diz que a regulamentação da inteligência artificial na campanha eleitoral permitirá acabar com a “terra sem lei” nas redes sociais.
Adolescentes fazem parte do projeto Imprensa Jovem, que promove educação midiática para alunos de diversas unidades da capital paulista.
País nórdico superou o último obstáculo para entrar na aliança, na segunda-feira, depois que o Parlamento da Hungria aprovou a entrada.
Presidente do Banco Central afirma que o trabalho em sincronia das autoridades monetárias proporcionou momento de estabilidade a nível global. “Tivemos progresso em reduzir a inflação”, avalia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.