Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.
A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.
Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.
A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.
A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.
Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.
Edição: Denise Griesinger
Visitantes poderão ter contato com os personagens criados pelo quadrinista e escritor brasileiro, entre eles Flics, O Menino Maluquinho e Turma do Pererê.
Trégua de seis semanas prevê libertação de um refém para cada 10 prisioneiros palestinos, além da retirada das forças israelenses de Gaza.
Mesmo tendo governado o estado, ela teve apenas 40% dos votos, para se tornar a candidata do Partido Republicano às eleições presidenciais norte-americana de novembro.
Equipe nacional superou Itália por 6 a 4 na decisão em Dubai e volta a ser campeão depois de sete anos. Rodrigo, com três gols, foi o grande nome da final.
Combate à desigualdade global e as reformas em instituições financeiras multilaterais serão os principais destaques da primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20.
Tropas de Kiev conduziram contraofensiva no ano passado, mas não conseguiram romper linhas de defesa russas no Sul e no Leste do país.
Ela estava internada no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, após sofrer, há alguns dias, um aneurisma cerebral.
Ela se tornou conhecida por sambar, aos 18 anos, com uma lata de 20 litros na cabeça. Sua fama foi tão grande no carnaval que ela inspirou a marchinha Lata D’água na Cabeça, em 1952.
Evento, com programação presencial e online, quer colocar no centro do debate o financiamento climático internacional em temas como reindustrialização verde, transição energética e fomento à bioeconomia.
Expectativa é de reunir 500 representantes internacionais, entre ministros de estado e vice-ministros da área financeira; além de governadores e vice-governadores de Bancos Centrais.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google