Pesquisa mostra que BNDES tem melhor avaliação popular desde 2015

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Pesquisa do instituto Datafolha a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revela que 95% da amostra de 2.020 brasileiros entrevistados apontaram aspectos positivos da instituição, entre os quais a contribuição para o desenvolvimento empresarial e do país e para a geração de empregos. De acordo com o banco, essa é a melhor avaliação da série histórica, iniciada em 2015.
A sondagem foi feita entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023 e abrangeu cidadãos com 18 anos de idade ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.
Segundo o instituto de pesquisa, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015. Do total de consultados, 73% afirmaram confiar no BNDES.
De acordo com o Datafolha, os índices favorabilidade, confiança e advocacy (prática ativa de cidadania) entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos: 82% têm impressão positiva do banco, 73% manifestaram confiança alta ou muito alta no BNDES, e o índice de advocacy alcançou 43 (percentual de pessoas que falariam bem do banco menos percentual de pessoas que falariam mal). Com esses resultados, o índice de favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice advocacy subiu 11 pontos em relação à pesquisa anterior.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, “os resultados revelam a importância da decisão deste governo de retomar o BNDES como instituição protagonista do desenvolvimento do Brasil”. Destaque também para a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição, que aumentou 18 pontos percentuais em 2023, bem como a contínua divulgação de informações, ou transparência, que subiu 17 pontos percentuais, melhores resultados nos últimos anos.
Mercadante destacou que o BNDES, que já foi acusado de ser uma “caixa-preta”, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população. Na avaliação de Aloizio Mercadante, esse é o resultado do trabalho de “profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”.
Edição: Aline Leal
Participação no estudo será voluntária, e os nomes serão sorteados entre usuários cadastrados em unidades de atenção primária de saúde da região. Quem já teve dengue pode participar da pesquisa.
Serão debatidos os contratos e os anexos técnicos que tratam da nova regulação tarifária da companhia. Estão previstas oito audiências, uma virtual e sete presenciais.
Percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022.
Moradores de Maceió cujas casas ou terrenos foram prejudicados pela Braskem buscam na Justiça holandesa compensação por danos morais e individuais decorrentes do desastre provocado pela empresa.
Polícia acredita que presos estão em um raio de 15km da unidade. Na zona rural próxima, uma casa foi invadida, onde houve furto de roupas e comida.
De acordo com o ministro da Justiça, a fuga foi facilitada por defeitos em algumas câmeras, assim como em algumas lâmpadas que poderiam detectar a fuga. 
Sindicato diz vai atuar para que a escola seja um polo de combate à dengue, mas que categoria não recebeu orientação específica do governo.
De 2006 a 2023, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%, segundo relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
De acordo com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, medidas serão adotadas nos cinco presídios federais. Dois detentos fugiram da penitenciária de Mossoró (RN), considerada de segurança máxima.
Policiais detiveram, em Uberlândia, Kaique Nascimento e outro homem após receber denúncia sobre tráfico de drogas. Com eles, foram apreendidos R$ 10 mil, munições e entorpecentes.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.