Moraes mantém prisões de ex-assessores de Jair Bolsonaro
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve as prisões preventivas de três colaboradores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e converteu em preventiva a prisão do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. A decisão foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (9).

Os quatro foram presos na quinta-feira (8) na Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, que apura o envolvimento de Bolsonaro, de militares e de aliados na tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
No caso de Costa Neto, Alexandre de Moraes deu 24 horas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestar-se sobre o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa e deferiu o pedido de vista dos autos pelos advogados. Inicialmente alvo de mandado e busca e apreensão, Costa Neto foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.
Os demais presos são o ex-assessor especial de Bolsonaro Filipe Martins Garcia; o coronel do Exército Marcelo Costa Câmara, também ex-assessor especial; e o major Rafael Martins de Oliveira.
Segundo as investigações, o grupo elaborou uma minuta de decreto que tinha como objetivo executar um golpe de Estado.
Filipe Martins e o advogado Amauri Feres Saad, apontado como mentor intelectual da minuta, entregaram o documento a Bolsonaro em 2022. O texto previa as prisões dos ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além da realização de novas eleições.
Após receber o texto, Bolsonaro pediu mudanças e a retirada das prisões de Mendes e Pacheco do texto. Na nova versão, permaneceram a prisão de Moraes e a convocação de novas eleições.
Edição: Carolina Pimentel
A noite de sexta-feira foi de muito transtorno para os moradores da capital federal. Verdadeiras correntezas se formaram nas ruas e também nos corredores da Universidade de Brasília.
Ministro do STF converteu em preventiva prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (foto). Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores de Bolsonaro, e major Rafael Oliveira vão continuar presos.
Em Goiás o Atlético-GO derrotou o Crac por 1 a 0, no Estádio Antonio Accioly, para assumir a 4ª posição do Goiano com 13 pontos, três a menos do que o líder Vila Nova.
Ministro do STF determinou que suspensão do julgamento dos quatro acusados irá valer até STF julgar os recursos extraordinários.
Funcionários do Banco Central também decidiram entregar imediatamente os cargos comissionados. A devolução inclui cargos de gerências e diretorias.
Em muitas cidades, foliões terão de enfrentar altas temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem chegar a marcar 34ºC.
Contratações começaram no evento Rumo à COP30: Rodada de Negócios e contempla os micro, pequenos e médios empresários dos setores de hotéis, bares e restaurantes.
Baixada Santista é alvo de nova fase da Operação Escudo, lançada como reação à morte de um policial da Rota, em Santos no dia 2. Até quarta-feira, ação resultou em 9 mortes.
Público ocupou as ruas de Santa Teresa ao som de um samba que reverencia o direito de cada pessoa ser aquilo que é. Tema do bloco este ano é Carnaval da Diversidade e das Cores.
Juiz entendeu que soltura incutiria medo e insegurança nas testemunhas por se verem constrangidas a partilhar o ambiente com o suspeito.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google