MOBILIDADE 2025
Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue em 2024

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir 600 mil testes moleculares de diagnóstico (RT-PCR) de dengue esse ano. A previsão inicial era de 300 mil testes, mas a quantidade foi dobrada por causa da situação epidemiológica e de emergência em alguns municípios do país.
Metade dessa produção será concluída nos primeiros meses de 2024 e o restante ao longo do ano. Os primeiros testes devem ser entregues ao Ministério da Saúde nas próximas semanas, segundo a instituição. Os testes permitem confirmar a infecção e identificar o sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), zika e chikungunya.
Segundo Mario Moreira, presidente da Fiocruz, a instituição reforça o compromisso de enfrentar os desafios epidemiológicos do país.
“Esta iniciativa visa fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos empenhados em contribuir com a saúde pública nacional e continuaremos trabalhando incansavelmente para contribuir para a saúde da nossa população”, diz.
“[O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos] Bio-Manguinhos/Fiocruz está acompanhando a situação epidemiológica da dengue no país e reforça seu importante papel de apoio ao diagnóstico junto ao Ministério da Saúde. Nossas equipes estão engajadas e comprometidas, não somente em dobrar esse quantitativo previsto, como em realizar estas entregas o mais breve possível”, complementa Mauricio Zuma, diretor da unidade da Fiocruz.
 
Edição: Aline Leal
Pesquisador recomenda que pessoas do grupo de risco para agravamento da covid-19, como os idosos, evitem festas de carnaval nos estados da região Norte e em Mato Grosso.
Dupla venceu com um duplo 6/2 e volta à quadra no sábado. Antes, às 10h desta sexta, Bia encara a tunisiana Ons Jabeur. Bia e Luiza estão entre as 5 convocadas para o qualificatório à Billie Jean King Cup.
Período para apresentação de recursos começa hoje e se encerra na próxima terça-feira. Resultados finais serão divulgados em 19 de março.
Apenas em dezembro, mês que registrou o menor volume de reclamações em  2023, a queda foi de 11,4% na comparação com o mesmo mês de 2022, passando de 109.747 para 97.243.
Primeiros testes devem ser entregues ao Ministério da Saúde nas próximas semanas. Ferramenta permite confirmar a infecção e identificar o sorotipo circulante de dengue, zika e chikungunya.
Bolsonaro convocou reunião com comandantes das Forças Armadas para apresentar minuta e pressioná-los a aderir ao golpe de estado. Encontro foi no dia 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada.
Oficialmente, o limite máximo da alíquota zero está fixado em R$ 2.259,20. No entanto, para garantir a isenção para quem recebe o equivalente a dois salários mínimos, haverá um desconto simplificado de R$ 564,80.
 
Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o decreto foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira.
Casos de dengue crescem quando condições climáticas favorecem proliferação do mosquito transmissor. Estado de São Paulo tem 34.995 casos confirmados da doença e mais de 31 mil em investigação.
Ao todo, 37 unidades básicas de saúde oferecerão imunização sem agendamento. Única obrigatoriedade é que a pessoa esteja dentro da faixa etária fixada: de 10 a 14 anos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.