Autoridades repudiam insultos contra comerciante judia na Bahia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, publicaram nas redes sociais, neste domingo (4), mensagens em que manifestam repúdio ao ataque sofrido pela comerciante judia Herta Berslauer, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), na noite da última sexta-feira (2). De acordo com vídeos que circularam nas redes sociais no fim de semana, uma mulher jogou ao chão e destruiu diversos produtos do estabelecimento comercial, além de xingar a lojista e gritar palavras antissemitas (de preconceito xenofóbico contra o povo judeu).
“Este tipo de comportamento é absolutamente inaceitável, especialmente em um país como o Brasil, conhecido por sua diversidade cultural e tolerância. O Brasil é uma nação formada pela mistura de povos e culturas, e atitudes discriminatórias contrariam os valores fundamentais de respeito e convivência pacífica”, escreve o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Alckmin ainda diz que é crucial lutar contra o antissemitismo e qualquer forma de discriminação.
Já o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirma que espera que a autora do ataque seja responsabilizada civil e criminalmente pelo ataque à comerciante judia. No post de repúdio à agressão, Silvio Almeida, defende que o massacre contra o povo palestino na Faixa de Gaza, perpetrado pelo governo de Israel, não justifica, nem autoriza o antissemitismo. “Posturas antissemitas, e da mesma forma, islamofóbicas, devem ser fortemente repreendidas – ética e juridicamente, – por incompatíveis com a legalidade, com os direitos humanos e com a defesa da democracia.”
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também publicou na rede social X que presta solidariedade à vítima do ataque antissemita no sul da Bahia e revelou que o governo estadual está agindo . “As autoridades estaduais estão agindo dentro do que determina a lei. Só o amor constrói. Respeito sempre, preconceito jamais. Juntos, podemos construir um futuro de paz”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, no sábado (3), a própria comerciante relatou, ao sair da delegacia da Polícia Civil local, que registrou um boletim de ocorrência em que descreve as agressões sofridas. “Eu tenho uma loja, um estabelecimento, aqui no Arraial [d’Ajuda]. Ela entrou, me agrediu, me bateu, destruiu minha loja, simplesmente pelo fato de eu ser judia. Disse-me que sou assassina de criancinha e que vai vir me pegar”, declarou Herta Breslauer.
A Confederação Israelita do Brasil (Conib), que representa a comunidade judaica no país, e a Sociedade Israelita da Bahia também denunciam a agressão sofrida pela empresária judia, em nota pública. “Uma agressão covarde, antissemita, que deve ser investigada como crime de ódio e seguir o seu devido processo legal. A Conib vem pedindo moderação e equilíbrio às nossas lideranças para não importarmos o trágico conflito em curso no Oriente Médio. O antissemitismo deve ser condenado por todos”.
Edição: Aline Leal
Na abertura dos trabalhos de 2024, o presidente do Congresso cobrou que o governo federal cumpra acordos firmados com os deputados como contrapartida à aprovação de pautas prioritárias.
Segundo o Palácio de Buckingham, o monarca está otimista com o tratamento e ansioso para retornar aos compromissos públicos assim que possível.
As testemunhas – uma amiga e uma prima da mulher que denunciou Daniel Alves por estupro – disseram que ele as assediou antes da alegada agressão sexual. Julgamento prossegue na terça (6).
Mulher foi agredida fisicamente e com palavras antessemitas dentro da própria loja em Arraial d’Ajuda.
Pelo levantamento da ONU Turismo, o Brasil está em segundo lugar em recuperação pós-pandemia nas Américas, com alta de 15% sobre o período anterior à doença, atrás apenas do México.
Cerca de 24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 têm direito ao abono salarial. O PIS é pago pela Caixa e o Pasep, pelo Banco do Brasil.
A brasileira bateu a chinesa por Xiyu Wang (2 sets a 0). Antes do jogo das oitavas, Bia estreia na chave de duplas, às 4h desta terça (6), ao lado da compatriota Luisa Stefani.
Na sexta-feira, um policial militar foi morto em uma ação em Santos. Como reação, o governo estadual lançou uma nova fase da Operação Escudo.
Dados do IBGE mostram que em 2016 o percentual era de 35,5%, enquanto em 2021, fechou em 31%
Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. Competição vai distribuir 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, e 51 mil certificados de menção honrosa.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google