IMPA abre inscrições para 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu nesta segunda-feira (5) as inscrições para a décima nona edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), maior competição científica do país, que envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. As inscrições serão feitas pelas escolas somente na página da Obmep, até o dia 15 de março. O regulamento pode ser acessado aqui.
A competição vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa. Serão premiados também alunos com melhor desempenho estadual. A previsão é de distribuição de cerca de 20,5 mil medalhas estaduais. Por meio de sua assessoria de imprensa, o instituto destacou que a premiação estadual não permite acesso ao PIC.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, disse que hoje, cada vez mais, “vemos os resultados em olimpíadas de conhecimento serem utilizados como parâmetro de desempenho acadêmico, por exemplo nas admissões em cursos de graduação, como o IMPA Tech. É mais uma vitória do espírito que presidiu à criação da Obmep pelo Impa quase duas décadas atrás”.
A 19ª Obmep vai homenagear os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o nível elevado de produção científica no Brasil. O coordenador-geral da Obmep e pesquisador do IMPA, Claudio Landim, acredita que essas histórias podem acabar despertando vocações para a pesquisa no país.
A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta de uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, de uma prova discursiva de seis questões.
A 1ª fase da Obmep será realizada em 4 de junho. A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto. Os classificados na primeira etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os nomes dos premiados serão conhecidos no dia 20 de dezembro.
Criada pelo IMPA em 2005, a Obmep é realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Edição: Maria Claudia
Cerca de 24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 têm direito ao abono salarial. O PIS é pago pela Caixa e o Pasep, pelo Banco do Brasil.
A brasileira bateu a chinesa por Xiyu Wang (2 sets a 0). Antes do jogo das oitavas, Bia estreia na chave de duplas, às 4h desta terça (6), ao lado da compatriota Luisa Stefani.
Na sexta-feira, um policial militar foi morto em uma ação em Santos. Como reação, o governo estadual lançou uma nova fase da Operação Escudo.
Dados do IBGE mostram que em 2016 o percentual era de 35,5%, enquanto em 2021, fechou em 31%
Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. Competição vai distribuir 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, e  51 mil certificados de menção honrosa.
Tecnologia será usada também na orla e em estações de trem e metrô, informou o governador Cláudio Castro, ao apresentar o plano operacional do estado para o período de carnaval.
Participantes do processo seletivo do primeiro e segundo semestres de 2023 terão prazo de quarta-feira até as 23h59 de sexta-feira para concluir inscrições adiadas no Fies.
Morte ocorreu nos festejos pela conquista da Copa do Brasil pelo São Paulo, em 2023. Policiais usaram munição contra multidão. PM matou o torcedor Rafael Garcia e foi identificado após perícia.
O Estádio Azteca, na capital mexicana, sediará o primeiro jogo da Copa em 11 de junho. Já a final será no estádio ao ar livre, com capacidade para 82,5 mil pessoas nos Estados Unidos.
Decisões de Martins e de Toffoli foram motivadas por notícia-crime que o deputado Rui Falcão apresentou contra procuradores da República que participaram da assinatura de acordo de leniência firmado pela J&F.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.