Lavagem da Sapucaí reúne fé e festa para garantir sucesso do carnaval

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A uma semana do início do Carnaval, escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro correm para ajustar os últimos detalhes e garantir um desfile nota 10. Enquanto um grupo está mais focado em questões técnicas, outros recorrem ao sobrenatural para pedir não só por bom desempenho da escola de coração, mas também pelo sucesso de toda a festa. Nesse último caso, nada mais tradicional do que a Lavagem da Passarela do Samba, na Sapucaí, que acontece na noite de hoje (3), às 19h.
O rito ecumênico reúne diferentes grupos religiosos, como católicos, umbandistas e candomblecistas. Ritmo e melodia são ditados por som de atabaques, cânticos de candomblé, rezas, danças e pontos de roda. O concreto por onde sambam os componentes de cada agremiação são perfumados com ervas, água de cheiro e defumadores. Tudo para abençoar o carnaval e espantar mau agouro. Um dos momentos mais importantes para fiéis e foliões é a entrada da imagem de São Sebastião, seguida de uma bênção feita por um padre católico.
Há também diversidade entre as faixas etárias e funções no desfile. Participam da lavagem simbólica da avenida mestres sala, porta-bandeiras, baianas, integrantes da velha guarda e crianças das escolas-mirins. Um dos rostos mais conhecidos e respeitados é o da Tia Nilda, veterana que está há décadas na Mocidade Independente de Padre Miguel e hoje coordena a ala das baianas, grupo pelo qual se destacou no carnaval carioca.
“É uma festa muito bonita e emocionante. Todo mundo vai de branco, para tirar as energias negativas, para pedir paz e as águas de Oxalá. Para livrar a avenida de todas os problemas e mazelas. E fazer com que todo mundo entre ali de coração aberto e pensamento positivo. Cada um faz ali a sua oração. E por incrível que pareça, nesses últimos dois anos, tem chovido justamente na hora de entrarmos na Avenida. Um temporal que cai bem na hora da lavagem”, conta Tia Nilda, que vê no fenômeno meteorológico um sinal de proteção.
A Lavagem da Passarela abre o penúltimo dia de ensaios. O rito acontecia esporadicamente, mas passou a ser feito todo ano a partir de 2011, e reunir lideranças de diversos grupos religiosos. Depois que ele termina, há a passagem de som e de luz, e começam os ensaios. No sábado, Beija-Flor, às 20h30, e Vila Isabel, às 22h, desfilam pela avenida e encerram os ajustes. No domingo, é a vez da Viradouro, às 20h30, e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense, a partir das 22h.
“Depois de tudo isso, é pedir a Deus pela Mocidade e por cada escola que vai desfilar na semana que vem, para que todas entrem com determinação. Queremos forças para mais um carnaval e para ver os nossos filhos felizes, porque a vida é um presente de Deus. Então, a gente quer aproveitar cada minuto e cada segundo. Estou com uma expectativa muito boa para a minha Mocidade. É aguardar e, no dia do desfile, torcer para todo mundo cantar e dançar com muita alegria”, diz tia Nilda.
Edição: Valéria Aguiar
Paulo Marubo foi um dos responsáveis por estruturar a Equipe de Vigilância da Univaja (EVU), para ampliar a segurança dos povos originários que habitam a Terra Indígena do Vale do Javari.
Exposição virtual Cativeiro sem Fim, baseada em livro-reportagem do jornalista Eduardo Reina, será permanente e poderá ser vista no site do Museu das Memórias (in)Possíveis.
“É uma festa muito bonita e emocionante. Todo mundo vai de branco, para tirar as energias negativas, para pedir paz e as águas de Oxalá, diz Tia Nilda.
Autoridades de Saúde em Gaza disseram que bombardeio matou 14 mulheres e crianças em uma casa em Rafah. Exército israelense não confirma ataque aéreo. 
Técnicos ambientais alagoanos sobrevoaram praias do litoral norte e não encontraram novas manchas de algas, responsáveis pelo fenômeno que deixa a água com cor avermelhada, forte odor e causa danos à saúde. 
Bombardeios foram primeira resposta dos norte-americanos ao ataque sofrido na Jordânia por militantes apoiados pelo Irã. Mais operações militares são esperadas para os próximos dias. 
Governo do Rio de Janeiro vai distribuir mais de 3,5 mil cartilhas com jogos lúdicos para ajudar crianças e adolescentes a identificarem se estão vivendo alguma situação de violência. Para denunciar esses casos, ligue para o 190 ou Disque 100.
Na mesma sessão foram aprovadas as concessões dos títulos de doutor honoris causa ao cantor e compositor Gilberto Gil e à ativista dos direitos de transexuais e travestis Keila Simpson.
Visitação permite conhecer pinturas rupestres gravadas nos paredões, rochas esculpidas pelo tempo e mirantes do parque, que tem os vestígios mais antigos da presença do homem no continente americano. 
Formulário online elaborado pela Defensoria Pública de São Paulo já está disponível para receber denúncias de violência cometida por agentes do Estado durante o carnaval.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.