Cartilha facilita acesso a políticas de ações afirmativas para alunos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) lançou, gratuitamente, a cartilha Universidade para Todos: Ações Afirmativas e Inclusão nas Universidades Brasileiras. A meta é tornar informações sobre acesso às políticas de ações afirmativas mais fáceis e reunidas em um só documento de comunicação também fácil, disse nesta quinta-feira (1º) à Agência Brasil o coordenador do grupo, João Feres. A cartilha pode ser acessada neste endereço.
Em palestras em colégios de ensino médio no Rio de Janeiro e outras cidades do país, Feres tem se surpreendido em ver como os alunos, que são os potenciais beneficiários das ações afirmativas, estão mal informados sobre o assunto.
“Os alunos de colégio público são, naturalmente, candidatos, mas não sabem, não têm realmente informações sobre como funciona, como se inscrever, quais são as categorias de beneficiados”, explicou.
Na avaliação do coordenador, essa é uma oportunidade ímpar de vida que é a pessoa entrar em uma universidade pública, que geralmente é uma educação de qualidade. “A pessoa tem uma oportunidade ímpar de mobilidade social. Com um diploma de universidade pública você se sente mais qualificado para arrumar um emprego melhor”, justificou.
O coordenador afirmou, ainda, que o grupo de estudos está em busca de realizar convênios com organizações que se interessem em disseminar a cartilha. Quanto mais ela for divulgada, maior número de estudantes a obra vai abranger.
O guia orienta sobre quais são as políticas de ação afirmativa disponíveis e como os alunos podem se beneficiar dos programas governamentais. Há informações sobre as principais políticas, como os tipos de cotas existentes, como são distribuídas vagas, o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa de Bolsa Permanência e a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para acesso a diversas oportunidades.
A cartilha esclarece ainda como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
“A gente tentou fazer o mais completo possível”, disse João Feres, que há 20 anos pesquisa o tema das ações afirmativas. A cartilha aborda também os avanços significativos em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior ao longo do tempo.
O Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa é um núcleo de pesquisa baseado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele foi criado em 2008 tendo como meta produzir estudos sobre ação afirmativa a partir de uma variedade de abordagens metodológicas.
O grupo ampliou sua área de atuação e, atualmente, desenvolve investigações sobre a representação de raça e gênero na educação, na mídia, na política e em diversas outras esferas da vida social.
Edição: Kleber Sampaio
“Nossos objetivos e nossas metas são exatamente coincidentes”, diz novo ministro, se referindo ao antecessor, Flávio Dino, ao tomar posse.
Previsão é de mais dias chuvosos e quentes em fevereiro no Rio. Na sexta-feira (2), o tempo deve ficar instável. São esperadas pancadas de chuvas moderadas a fortes a qualquer momento.
Programa que oferece proteção a comunicadores e ambientalistas em situação de risco ou sofrendo ameaças pode ser interrompido por perda de prazo para renovação de convênio.
Promotores trabalham com a hipótese de associação criminosa para a prática de estelionato, que teria causado prejuízo milionário a milhares de pessoas em todo o país.
Opção é permitida desde que as partes optem em consenso por outro regime e registrem em cartório.
Britânico de 39 anos vai substituir o espanhol Carlos Sainz na escuderia italiana, e correrá ao lado de Charles Leclerc. Nesta temporada, Hamilton seguirá como piloto principal da Mercedes.
Publicação orienta sobre políticas de ação afirmativa e como alunos podem se beneficiar de programas governamentais. Há informações sobre Prouni, Fies e Enem, por exemplo.
Treinador deixou fora da lista as atacantes Marta e Cristiane, e chamou pela primeira vez sete atletas, entre elas, Aline Gomes, camisa 7 da Ferroviária. Brasil estreia em 21 de fevereiro.
A presença da ministra era esperada na divulgação do balanço do Fundo Amazônia em 2023, em Brasília. Ela cancelou sua participação e está despachando de casa.
Polícia Civil de Roraima passou o caso para a Polícia Federal por entender que não seria de sua competência a investigação. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.