MOBILIDADE 2025
"Poderes funcionam na mais plena normalidade", diz Barroso

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Na abertura do ano judiciário de 2024, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou que o evento ocorre em um momento em que os Poderes funcionam em plena normalidade.
“Felizmente não preciso gastar tempo e energia falando de democracia, porque as instituições funcionam na mais plena normalidade, convivência harmoniosa e pacífica. Nem preciso falar de separação dos Poderes, porque embora independentes e harmônicos, nós convivemos de maneira extremamente civilizada e respeitosa”, disse.
“É uma benção podermos fazer essa abertura do Ano Judiciário sem termos nenhuma preocupação que não sejam as preocupações normais de um país: crescimento, educação, proteção ambiental com todos os outros valores que estão na Constituição e que nos une a todos”, acrescentou Barroso.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seguiram na mesma linha, em que ressaltaram a defesa da democracia e a retomada tranquila dos trabalhos das instituições um ano após os ataques às sedes dos Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.
“É preciso permanecermos em alerta para retrocessos pretendidos por setores insatisfeitos com a perda de privilégios”, disse o presidente Lula. “A democracia não é um pacto de silêncio. Democracia é a sociedade em movimento em permanente busca por novos avanços e conquistas. Ela nunca estará pronta, ela será construída a cada dia.”
Já o presidente Rodrigo Pacheco defendeu que segurança da democracia depende de harmonia, coordenação e cooperação entre os Poderes.
“Jamais pode se cogitar na interrupção do diálogo. O Judiciário julga o que é de sua competência e busca equilíbrio na aplicação da lei nos casos concretos que lhe chegam. O Poder Executivo sob a tutela do presidente, democraticamente eleito, governa o Brasil. E nós, do Legislativo, estabelecemos as regras de convivência social a partir daquilo que a Constituição Federal nos impõe, que é de legislar”, afirmou.
A abertura, realizada na sede do STF, reuniu outras autoridades, entre elas, o ex-ministro da Justiça Flávio Dino, nomeado ministro da Corte e que assumirá a cadeira no próximo dia 22. E Ricardo Lewandowski, ministro aposentado da Suprema Corte, e que tomou posse nesta quinta-feira (1º) como ministro da Justiça e da Segurança Pública.
Após a cerimônia, Barroso, acompanhado de Lula e Pacheco, presenciaram a retirada das últimas grades que cercavam o STF. A barreira estava instalada desde o ano passado em razão dos ataques do 8 de janeiro de 2023.
Edição: Maria Claudia
Promotores trabalham com a hipótese de associação criminosa para a prática de estelionato, que teria causado prejuízo milionário a milhares de pessoas em todo o país.
Opção é permitida desde que as partes optem em consenso por outro regime e registrem em cartório.
Britânico de 39 anos vai substituir o espanhol Carlos Sainz na escuderia italiana, e correrá ao lado de Charles Leclerc. Nesta temporada, Hamilton seguirá como piloto principal da Mercedes.
Publicação orienta sobre políticas de ação afirmativa e como alunos podem se beneficiar de programas governamentais. Há informações sobre Prouni, Fies e Enem, por exemplo.
Treinador deixou fora da lista as atacantes Marta e Cristiane, e chamou pela primeira vez sete atletas, entre elas, Aline Gomes, camisa 7 da Ferroviária. Brasil estreia em 21 de fevereiro.
A presença da ministra era esperada na divulgação do balanço do Fundo Amazônia em 2023, em Brasília. Ela cancelou sua participação e está despachando de casa.
Polícia Civil de Roraima passou o caso para a Polícia Federal por entender que não seria de sua competência a investigação. 
São mais de 223 mil negócios ligados às festas de fevereiro, 6% mais que em 2022.
Projeto de Lei das Fake News, que trata de regras para o funcionamento das redes sociais no país, tramita na Câmara dos Deputados.
Não conectado ao Sistema Interligado Nacional, estado tem a quase totalidade de sua energia gerada por usinas térmicas locais. Até março de 2019, Venezuela fornecia parte da energia a Roraima.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.