Casos agudos de covid-19 aumentam no Norte e Nordeste

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por covid-19 apresentam tendência de alta em estados do Norte e Nordeste, informa o último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O movimento segue em sentido oposto do resto do Centro-Sul, região em que a tendência é de queda.
A análise tem como base os dados da semana de 21 a 27 de janeiro e das seis semanas anteriores, inseridos até 29 de janeiro no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
Os casos de síndrome respiratória aguda grave são aqueles em que os pacientes apresentam sintomas respiratórios mais agudos durante as infecções e servem de parâmetro para monitorar a incidência de vírus e bactérias que atacam o sistema respiratório, como o SARS-CoV-2 e o Influenza.
O pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explica que o Norte demorou mais a ser afetado pelo crescimento da covid-19 ocorrido no segundo semestre de 2023 no restante do país. “O aumento começou pelo Centro-Sul e afetou o Nordeste no final do ano passado, chegando ao Norte apenas agora na virada do ano”, observou Gomes.
O boletim aponta crescimento da SRAG por covid-19 no Amapá, em Mato Grosso, no Pará, em Pernambuco, no Piauí, em Sergipe e no Tocantins. Já em Alagoas e no Rio Grande do Norte, verifica-se interrupção na tendência de crescimento.
Segundo a Fiocruz, nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade por covid-19 mantém maior impacto nas crianças até 2 anos e população a partir de 65 anos de idade.
“Enquanto a incidência de SRAG apresenta impacto mais elevado nas crianças até dois anos de idade, em termos de mortalidade temos o inverso, com a população a partir de 65 anos sendo a mais impactada”, diz Gomes.
Neste ano, já foram registrados 4.240 casos de síndrome respiratória aguda grave e 35% foram causados por algum vírus respiratório. Entre esses casos virais, dois terços são resultado de infecções pelo SARS-CoV-2.
Edição: Nádia Franco
Em algumas agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro foram encontradas irregularidades envolvendo carteira de trabalho não assinada e atraso no pagamento de salário.
Valor negociado pode chegar a 20 milhões de euros (R$ 106 milhões), o mais alto do futebol nacional. Atacante de 23 anos assinou com o clube por cinco temporadas.
Automatização por meio do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura reduzirá o tempo médio de análise, na fase inicial, de 60 para 30 dias.
Técnicos sugerem que a Braskem apresente relatório sobre causas, consequências e justificativas para o rompimento de parte da mina, além da análise de risco voltar a ocorrer em outros pontos.
Procurador diz não ser possível apontar culpa nem provas de ação intencional dos investigados para aplicação da Lei de Improbidade Administrativa.
Lula disse que Lewandowski deve construir parcerias dentro e fora do Brasil para enfrentar a “indústria do crime, a indústria de roubo do dinheiro público e de sofrimento da população mais pobre desse país”.
Hospital de campanha seár montado nos próximos dias e contará com efetivo, equipamentos e insumos da Aeronáutica. Local ainda será definido pelo governo do Distrito Federal.
Secretaria da Segurança Pública informou que a corporação instaurou sindicância para apurar o caso, enquadrado pelas autoridades como estupro de vulnerável.
Programa que oferece proteção a comunicadores e ambientalistas em situação de risco ou sofrendo ameaças pode ser interrompido por perda de prazo para renovação de convênio.
Tabaco, álcool e obesidade estão por trás do aumento da incidência da doença, sendo a poluição do ar outra chave dos fatores de risco ambientais
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google