STF retoma hoje julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (1°) o julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sessão está prevista para começar às 14h.
Os ministros vão decidir se haverá alterações na decisão da própria Corte, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.
Apesar da decisão, a revisão ainda não é aplicada devido a um recurso do INSS. O órgão entrou o recurso para restringir os efeitos da validade da revisão.
O INSS quer excluir a aplicação da revisão a benefícios previdenciários já extintos, decisões judiciais que negaram direito à revisão conforme a jurisprudência da época e proibição de pagamento de diferenças antes de 13 de abril de 2023, data na qual o acórdão do julgamento do STF foi publicado.
O último andamento do processo ocorreu no dia 1° de dezembro do ano passado, quando o ministro Alexandre de Moraes interrompeu o julgamento do recurso no plenário virtual da Corte. Com a decisão, o julgamento foi suspenso e terá continuidade na modalidade presencial nesta quinta-feira.
Até o momento, os ministros Fachin, Rosa Weber (votou antes da aposentadoria) e Cármen Lúcia votaram para estabelecer como marco para o recálculo o dia 17 de dezembro de 2019, data na qual o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o mesmo direito de revisão a um segurado do INSS.
Os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso votaram pela anulação da decisão do STJ.
O processo julgado pelo STF trata de um recurso do INSS contra decisão do STJ que garantiu a um segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a possibilidade de revisão do benefício com base nas contribuições sobre o período anterior ao ano de 1994.
Durante a tramitação do processo, associações que defendem os aposentados pediram que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo dos benefícios. Essas contribuições pararam de ser consideradas em decorrência da reforma da previdência de 1999, cujas regras de transição excluíam da conta os pagamentos antes do Plano Real.
Segundo as entidades, segurados do INSS tiveram redução do benefício em função da desconsideração dessas contribuições.
Edição: Maria Claudia
Presidente do Conselho de Líderes da União Europeia, Charles MIchel, disse que aprovação garante financiamento firme, de longo prazo e previsível para o país.
Imóvel, em Petrópolis, é conhecido como Casa da Morte. Ministério dos Direitos Humanos vai destinar recursos para conclusão do processo.
A campanha da Sociedade Brasileira de Urologia começa quinta-feira em todo o país. O câncer de pênis é o único que pode ser evitado com a higienização correta do órgão genital, diz médico.
ICMS incidia conforme percentual do preço definido por cada unidade da federação. Agora, é cobrado por valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.
Na manhã de 1º de fevereiro de 1974, o então repórter Milton Parron narrou aos ouvintes da Jovem Pan o que estava vivenciando na frente do prédio em chamas, no centro de São Paulo.
Hidrantes estavam vazios quando o fogo tomou conta do prédio, há cinquenta anos.
Equipe que atuou no salvamento de vítimas e no combate às chamas do incêndio há 50 anos relembra da precariedade dos equipamentos na época.
Sobreviventes relembram como conseguiram escapar do fogo que matou 181 pessoas em prédio no centro de São Paulo.
Mês de fevereiro ainda tem carnaval, folias e pontos facultativos, e um dia, digamos, raro. Confira as principais efemérides na seção Hoje é Dia. 
Corte julga se altera decisão que, em 2022, reconheceu revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir recálculo do benefício com base em contribuições feitas ao longo da vida.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.