São Paulo tem recorde de feminicídios em 2023

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O estado de São Paulo teve no ano passado o maior número de feminicídios desde 2018, quando os dados passaram a ser divulgados separadamente das demais estatísticas de homicídio. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram registradas como feminicídio 221 mortes de mulheres em 2023.
São classificados como feminicídio os assassinatos em que as motivações envolvem a condição de ser mulher, seja diretamente ligada à violência doméstica ou por razões misóginas, em que há um menosprezo ou discriminação voltadas ao sexo feminino.
Em 2022, foram registrados no estado 195 feminicídios, em 2021, foram 140 casos. Em 2018, primeiro ano em que os registros foram diferenciados do total de homicídios, foram 136 ocorrências.
São crimes que acontecem de diversas forma, em ambientes privados ou até nas ruas. Entre as ocorrências divulgadas pela Polícia Civil está o caso de uma mulher assassinada há pouco mais de um mês, em um hotel em Campinas, no interior paulista. De acordo com a polícia, os indícios apontam que a mulher foi asfixiada com travesseiros durante a noite.
Em Barretos, no interior paulista, um homem esfaqueou duas pessoas que tentaram defender a ex-companheira dele de suas agressões. A situação começou com uma discussão que evoluiu para violência física. Uma das pessoas esfaqueadas, um homem sobreviveu, enquanto a mulher que tentou evitar as agressões acabou não resistindo aos ferimentos. O crime aconteceu em novembro.
Ao comentar o aumento do número de feminicídios, a SSP afirmou que tem se dedicado a examinar a dinâmica desse tipo de crime. A partir da análise dos casos de 2023, a secretaria destaca que em 83,2% das situações a vítima havia sofrido violência doméstica anteriormente. Em 56,1% das ocorrências, a mulher tinha uma relação afetiva com o agressor e em 39,3%, tinha uma ligação familiar ou de amizade.
A secretaria afirma ainda que desenvolveu um projeto para que os agressores recebam uma tornozeleira eletrônica ao serem soltos nas audiências de custódia. “Através do tornozelamento, os agressores são monitorados 24 horas por dia e são imediatamente detidos se tentarem se aproximar das vítimas. Desde setembro até 24 de janeiro, 167 agressores foram tornozelados. Dentre o total, 74 estavam relacionados a casos de violência doméstica, dos quais 9 foram presos novamente por violarem a ordem de distância”, detalha a nota da SSP.
Edição: Juliana Andrade
Segundo boletim médico divulgado pelo Incor-SP, resultados dos exames de rotina mostram que estado de saúde da ministra é bom e estável.
Governo do estado atribui queda à adoção de medidas preventivas como Patrulha Maria da Penha, que acompanhou mais de 63 mil mulheres em quatro anos, e aplicativo de denúncias Rede Mulher.
No acumulado do ano (janeiro a dezembro), foram registradas 23.257.812 admissões e 21.774.214 desligamentos. Salário médio de admissão foi R$ 2.037,94. 
Texto base do plano deve ser enviado neste semestre para análise do Congresso. Presidente pede que ativistas convençam oposição a aprovar o documento.
São ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições. Quem ficar de fora pode manifestar interesse em aguardar a lista de espera.
Entradas para as arquibancadas dos setores 12 e 13 do Sambódromo começam a ser vendidos às 9h. O valor é a partir de R$ 5 (meia entrada).
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram registrados 221 casos, enquanto em 2022 foram 195 e em 2021, 140.
Moradores sentiram o tremor, mas não houve danos e ninguém ficou ferido. Sismólogo diz que tremores de magnitude 2 e 3 ocorrem toda semana no Brasil.
Kremlin também condenou a suspensão da patinadora por 4 anos, pela Corte Arbitral de Esporte. Comitê Olímpico Russo irá contestar a revisão da medalha conquistada por Valieva em Pequim 2022.
Água contaminada atingiu a região de captação após tombamenmto de caminhão que erramou ácido no Rio Seco. Ao todo 24 bairros foram contaminados.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.