Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Estudantes têm até esta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Eles devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.
Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais.
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.
A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.
Até a noite de ontem, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
Edição: Graça Adjuto
Presidente ucraniano acusa Moscou de brincar com vidas. Versão de Kiev é de que o avião transportava mísseis antiaéreos.
Isenção pode ser solicitada por inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, beneficiários e ex-beneficiários do ProUni e do Fies.
Rompimento da barragem da Vale liberou uma avalanche de rejeitos que soterrou 270 vidas e gerou ainda devastação ambiental e poluição na bacia do Rio Paraopeba.
Maior capital do país faz aniversário nesta quinta-feira. Pesquisa da Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta semana, mostra que 60% dos moradores dizem que querem sair.
Com a norma, prazos têm nova contagem a partir de hoje, com mais 60 dias para que as instituições financeiras igualem as condições para oferta de novos contratos.
“Muita gente pensa que a escravidão acabou em 13 de maio de 1888. O que muita gente não sabe é que a escravidão, em sua forma contemporânea, começou no dia seguinte, 14 de maio de 1888″, diz o diretor.
Operação Vigilância Aproximada apura organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência para monitorar ilegalmente autoridades públicas.
Programa de transferência de renda do governo gederal alcançará neste mês 21,12 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,48 bilhões. Com novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 685,61
Resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano.
Além celebrar o aniversário da cidade a exposição tem como objetivo democratizar a arte e torná-la acessível a uma população que, no dia a dia, não consegue visitar os museus da cidade.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google