Número de usuários de planos de saúde passa de 51 milhões em 2023

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revela que o setor totalizou, em dezembro do ano passado, 51.081.018 usuários de planos de assistência médica, superando, pela primeira vez, a marca de 51 milhões. Os planos exclusivamente odontológicos registraram, por sua vez, 32.668.175 beneficiários. O setor engloba 680 operadoras ativas médico-hospitalares com beneficiários e 238 operadoras ativas exclusivamente odontológicas com beneficiários.
Em um ano, os planos médico-hospitalares tiveram crescimento de 957.197 beneficiários em relação a dezembro de 2022. Já em relação a novembro de 2023, o crescimento foi de 150.118 usuários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, ocorreu aumento de 2.469.502 beneficiários em 12 meses; e de 287.751, na comparação de dezembro de 2023 com o mês anterior.
Os dados por estado mostram que, no comparativo com dezembro de 2022, o setor registrou aumento de beneficiários em planos de assistência médica em 26 unidades federativas, com maior ganho de beneficiários, em números absolutos, observado em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os planos odontológicos, 26 unidades federativas registraram aumento no comparativo anual, com maior crescimento, em números absolutos, em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A faixa etária de 45 a 49 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica, com 240.716 novos beneficiários nos últimos 12 meses, seguida pela faixa de 40 a 44 anos (183.201 novos beneficiários). No caso dos planos odontológicos, essas faixas também foram as que registraram as maiores expansões: de 281.144 beneficiários, para a de 45 a 49 anos, e de 253.934 usuários, para a de 40 a 44 anos.
“Esse crescimento no número de beneficiários de planos de saúde acompanha um movimento de aquecimento da economia do país, já que dados preliminares apontam para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos) do Brasil na casa dos 3%, em 2023”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.
Ele destacou também que 1,9 milhão de empregos formais foram gerados entre janeiro e novembro do ano passado no país, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Isso reflete diretamente no aumento do número de beneficiários nos planos coletivos empresariais, que passou de 34,8 milhões, em janeiro de 2023, para 36 milhões, em dezembro”.
A ANS ressaltou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os números podem sofrer modificações em função das revisões feitas mensalmente pelas operadoras.
Edição: Juliana Andrade
Pedido de compartilhamento foi feito pela Controladoria-Geral da União, que pretende apurar a conduta de servidores públicos envolvidos nos fatos investigados.
Na semana passada, deputado foi alvo da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, que busca identificar mentores dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Quinta Rede de Capoeira vai até do dia 27, com programação gratuita, no Centro Histórico de Salvador.
A Venezuela e a Guiana disputam, há mais de 100 anos, o território de Essequibo. No fim do ano passado, em consulta popular, a Venezuela aprovou a incorporação da área.
Enquanto o Timãozinho sonha em erguer a taça pela 11ª vez, a Raposa quer quebrar o jejum de 16 anos sem título. Final começa 15h30 desta quinta (25), aniversário da cidade de São Paulo.
Esta será a segunda visita de Lula à África no terceiro mandato presidencial. Em 2023, ele foi à África do Sul, a Angola e a São Tomé e Príncipe e fez rápida visita a Cabo Verde.
“O Aedes aegypti se reproduz mais rápido e vive mais quanto mais elevada é a temperatura”, alerta o infectologista Antonio Carlos Bandeira.
África do Sul apresentou em dezembro pedido contra Israel por descumprimento dos termos da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio contra palestinos.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os interesses que estão nos oceanos são decisivos para o futuro, especialmente para um país com 8,5 milhões de quilômetros de costa.
Faixa etária de 45 a 49 anos foi a que apresentou crescimento mais expressivo, com 240.716 novos beneficiários em um ano, segundo dados da ANS.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google