Conferência Estadual de Cultura do Rio tem etapa final nesta semana

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec), por meio do Fundo Estadual de Cultura, realiza nesta semana a etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, cujo tema é Democracia e Direito à Cultura.
Os encontros, previstos para terça, quarta e quinta-feira próximas, vão promover debates sobre o futuro da cultura no estado do Rio e contarão com a participação dos delegados eleitos durante as conferências municipais e encontros setoriais, realizados nas primeiras etapas da conferência, no segundo semestre do ano passado. O evento reunirá representantes da sociedade civil e do poder público para traçar diretrizes para criação de políticas públicas que beneficiem várias áreas no setor cultural, entre as quais literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural.
As demandas locais que forem definidas no evento serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em março, depois de um intervalo de dez anos. A abertura da conferência estadual será no Teatro Riachuelo, no centro do Rio, a partir das 14h, e os últimos dois dias estarão reservados para a formação de grupos de trabalho e plenária final, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a partir das 9h.
Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a conferência será o local em que todas as ideias vão culminar em um espaço democrático de discussão, com ampla participação popular. “Temos como prioridade, nessa etapa, discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, tendo o conselho, o plano e o fundo como seus principais pilares.”
No ano passado, foram realizadas 65 conferências municipais e três intermunicipais, com o objetivo de mobilizar agentes culturais em todo o estado, resultando em mais de 90% de adesão dos municípios participando do processo inicial, um marco histórico para o estado do Rio de Janeiro, destacou a secretária.

Em dezembro, foi realizada a primeira etapa da Conferência Estadual de Cultura, no formado online, envolvendo três dias de diálogos temáticos abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
 
 
A etapa final reunirá mais de 600 profissionais da cultura credenciados, além de convidados. A comissão organizadora do evento acredita que a Conferência vai contribuir de forma decisiva para os rumos da cultura no estado do Rio de Janeiro e dos debates políticos sobre o Plano Estadual de Cultura, além de avaliar o que foi construído até aqui e determinar ações para os próximos dois anos.
Edição: Nádia Franco
Conflito teria envolvido indígenas, policiais militares e fazendeiros no território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia.
Ações de repovoamento, chamadas regionalmente de peixamentos, têm como objetivo recompor e manter os estoques pesqueiros na Bacia do São Francisco
Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, disse que operações militares de Israel espalharam destruição em massa e mataram civis em uma escala sem precedentes desde que ele ocupa o posto.
Atleta tem nova chance de melhorar seu currículo e o do Brasil nos Jogos de Inverno da Juventude na madrugada desta segunda-feira, quando disputa a prova dos 500 metros.
Previstos para terça, quarta e quinta-feira, encontros promoverão debates sobre o futuro da cultura no estado do Rio e terão a presença  de representantes da sociedade civil e do poder público.
Derrotada na final do Pan, seleção participa, em março, do torneio que dará uma segunda chance para se classificar à Olimpíada, mas ainda não há local, nem adversários definidos.
Segundo relatório do Grupo Gay da Bahia, a maioria das vítimas (67%) desse crime na população LGBTQIA+ tinha entre 19 e 45 anos de idade quando sofreu a morte violenta.
O governo recebeu do laboratório Takeda Pharma 720 mil doses gratuitas da vacina Qdenga. A fabricante oferecerá ainda  cerca de 600 mil doses gratuitas, totalizando 1,32 milhão.
Deputada foi hospitalizada na última segunda-feira (15), quando foi realizar exames de rotina. Situação não é grave, mas requer cuidados
 
PRF propõe rotas alternativas tanto para veículos leves quanto pesados que precisem passar pelo trecho interditado, que vai do Km 223 ao 228, sentido Rio de Janeiro-São Paulo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.