Sorocaba decreta estado de calamidade em razão das chuvas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O município de Sorocaba, no interior paulista, decretou neste sábado (20) estado de calamidade em razão dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada. A chuva matou uma mulher, arrastou carros, alagou ruas e derrubou muros. Sorocaba foi a cidade do estado de São Paulo com maior quantidade de precipitação registrada pela Defesa Civil, 148 milímetros em cerca de 2 horas.
“O objetivo é minimizar os efeitos causados pelas chuvas. O decreto [de calamidade] permite executar uma série de ações emergenciais relacionadas à reabilitação dos cenários locais. Temos realizado uma série de medidas antienchente na cidade, como obras de desassoreamento, construção de travessias sobre córregos e reservatórios de cheias, que foram fundamentais para que a situação não fosse ainda mais grave”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
Segundo levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, desde 1981 não se registrava na cidade um volume de alagamento nas proporções como o deste sábado, sobretudo nas regiões do Parque das Águas e Jardim Faculdade.
A chuva que atingiu a cidade durante a madrugada causou uma enxurrada na Avenida Juvenal de Campos, que carregou um veículo com dois ocupantes. Uma das pessoas, uma idosa de 74 anos de idade, ficou presa no interior do carro e não sobreviveu.
O Hospital Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), no mesmo município, teve parte do piso térreo alagada. Pacientes tiveram que ser remanejados para os andares superiores do hospital. Na cidade, houve ainda registro da queda de um muro do Hospital Evangélico Sorocaba.
A Polícia Militar de São Paulo e o Corpo de Bombeiros informaram que estão fazendo um mutirão neste sábado para a recuperação das instalações do hospital Gpaci. Mais de 40 agentes estão participando da ação. A equipe, formada por policiais militares e bombeiros, além de voluntários da Escola de Soldados, está realizando a limpeza e a desobstrução de alas do hospital.
Edição: Fernando Fraga
Gol e Latam cancelaram voos e oferecem alternativas para clientes remarcarem viagens para o país vizinho
Em dezembro, as chegadas de soja do Brasil foram 94% maiores do que em 2022, com 4,98 milhões de toneladas. As chegadas dos Estados Unidos foram 31% menores, com 3,85 milhões de toneladas.
Monitores independentes de sanções da Organização das Nações Unidas atribuíram o número de vítimas a fontes de inteligência e compararam-no com a estimativa da própria entidade.
A cirurgia, realizada com recursos robóticos, foi um sucesso, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde ocorreu o procedimento.
Defesa Civil orienta que caso haja queda de raios, deve-se procurar abrigo em edificações. É importante também evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores.
Míssil derrubou edifício usado como base da Guarda Revolucionária de elite do Irã, em Damasco, matando cinco membros da guarda e um número não especificado de tropas sírias.
Festival celebra o milho, que é a comida de Oxóssi, e alimento que tem papel fundamental não só na África mas também no Brasil, onde contribui para o combate à insegurança alimentar.
Levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, desde 1981 não se registrava na cidade um volume de alagamento nas proporções como o deste sábado.
Secretaria Nacional do Consumidor entendeu, após esclarecimentos, que as operadoras estão cumprindo a legislação e não há motivos para a manutenção da medida cautelar.
Chuvas intensas devem atingir Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Pará.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google