Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue.
O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.
De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área e que reuniu-se hoje.
“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, explicou o diretor.
A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para última quinta-feira deste mês.
Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.
O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade, independentemente de a pessoa ter tido ou não a doença previamente.
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.
De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.
Edição: Juliana Andrade
Com a medida, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de apoio à população, como reconstrução de ruas, vias e casas destruídas pelos temporais.  
A espanhola Aitana Bonmatí e o argentino Lionel Messi conquistaram o prêmio The Best. O Brasil também se destacou graças a ato da seleção masculina de combate ao racismo.
Nestes locais, os beneficiários podem sacar a parcela de janeiro no primeiro dia de transferências, que será na quinta-feira, sem necessidade de seguir o calendário.
Segundo o ministro, novo cálculo considerará a perda com a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores e a redução da alíquota da Previdência Social para municípios de pequeno porte.
Zagueiro trocou Athletico-PR pelo Lokomotiv Moscou em junho de 2023. Ele se apresenta nesta terça (16), véspera do embarque da seleção para a Venezuela. Brasil estreia no próximo dia 23.
“Avisos e notícias foram publicados”, diz meteorologista do instituto. As chuvas causaram a morte de 12 pessoas e pelo menos 600 desalojadas, além de muitos prejuízos.  
Observatório da Branquitude diz que para mudar a situação é preciso garantir, sobretudo às regiões mais pobres, acesso ao saneamento básico e fazer obras para o escoamento efetivo de água.
País vai comprar 5,2 milhões de doses da Qdenga, além de receber doações. Quantitativo permitirá imunização de até 3 milhões de pessoas, já que esquema vacinal prevê duas doses.
Temporal obrigou a Riotur e a Liga das Escolas de Samba a suspender ensaios técnicos e reorganizar o calendário para os fins de semana antes do desfile oficial.
Informação é do sistema Alerta Rio, da prefeitura. Na terça-feira (16) à tarde, o céu deve ficar parcialmente nublado, mas sem chuva.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.