Cármen Lúcia suspende concurso da PMSC por limitar vaga para mulheres

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (12) a suspensão de concurso público para seleção de oficiais e praças da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A medida foi tomada diante da limitação de 10% para participação de mulheres prevista no certame.
Com a decisão, ficam suspensas a divulgação e homologação de resultados, além do provimento de vagas em cursos de formação até decisão final da Corte.
A suspensão do concurso foi requerida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Para o órgão, a lei estadual que autorizou a reserva mínima de 10% de vagas nos quadros da polícia e do Corpo de Bombeiros é inconstitucional.
Ao julgar a ação, a ministra entendeu que a lei catarinense fragiliza a participação das mulheres em condições de igualdade no concurso.
“O resultado produzido não promove, antes fragiliza a participação das mulheres em condições de igualdade e contraria a necessidade de igualação material buscada no sistema constitucional vigente”, afirmou a ministra.
Em outubro do ano passado, a PGR entrou com 14 ações no Supremo para contestar leis que limitam a participação de mulheres em concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em geral, a restrição prevista nos editais é de 10% para mulheres.
As ações questionam a limitação de vagas destinadas a mulheres prevista em normas dos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Em outras decisões, liminares de ministros do Supremo já suspenderam concursos da PM no Pará, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Edição: Fernando Fraga
Cerco montado pela Polícia Militar conseguiu isolar o local do fato, capturar o acusado e apreender a arma de fogo e as munições. Criminoso estava com um revólver calibre 38.
Indicado para pacientes com cegueira permanente ou baixa visão extrema para recuperar a aparência de um olho normal, procedimento pode causar lesões na córnea e infecções graves.
Medida é preventiva, já que não há exportações do produto para o Brasil. Fabricante está fazendo recolhimento voluntário devido ao risco de contaminação.
Ministra do Supremo Tribunal Federal entendeu que a lei do estado de Santa Catarina fragiliza a participação das mulheres em condições de igualdade no concurso.
Seleção vai preencher cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária. Valor da taxa de inscrição é de R$ 160, e provas serão aplicadas no dia 21 de abril, em Brasília.
Sociedade Brasileira de Imunizações alega que pesquisa do CFM sobre obrigatoriedade da vacina contra covid-19 avalia a opinião de médicos, em detrimento do que a ciência já comprovou.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, áreas entre o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro serão as mais atingidas.
Longe dos campos desde novembro, para se recuperar de uma lesão na coxa, Casemiro (foto) poderá ser escalado no domingo (14) no duelo contra o Tottenham.
Um trabalho multiagências permitiu a delimitação da área de busca, disse o coronel Ronaldo Barreto. Segundo ele, a PM recebeu mais de 100 chamados dando conta de avistamento do helicóptero.
Perícia constatou que ausência de fixação ou solda no suporte do downpipe resultou na sucção do gás pelo ar-condicionado, transformando o interior do veículo em uma atmosfera tóxica.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google