ONU pede punição a todos os envolvidos nos atos golpistas de 8/1

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu às autoridades do Brasil que descubram e punam todos os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que os financiaram e os planejaram.
A mensagem da entidade foi divulgada pela sua porta-voz, Liz Throssell, na última segunda-feira (8), quando os ataques e vandalização aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, completaram um ano. No texto, ela afirma que a sociedade brasileira precisa “saber toda a verdade” sobre o ocorrido.
“Os ataques do ano passado, resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por lideres políticos, sociais e econômicos, foram uma ameaça extremamente séria à democracia. As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”, disse.
“Apelamos às autoridades para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”, acrescentou.
O escritório da ONU também saudou os esforços do atual governo em retomar os esforços para fortalecer o espaço democrático e “ampliar a confiança, participação e inclusão na sociedade através de programas e políticas dedicadas.”
Em seu discurso, no evento Democracia Inabalada, também na segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição exemplar a todos que tiveram qualquer participação nos atos golpistas. Lula ainda afirmou que o perdão “soaria como impunidade.”
Já o ministro do Supremos Tribunal Federal Alexandre de Moraes, um dos principais alvos dos vândalos na invasão ao prédio da Corte, garantiu que todos os envolvidos serão responsabilizados. “Todos, absolutamente todos aqueles que pactuaram covardemente com a quebra da democracia e a tentativa de instalação de um Estado de exceção serão devidamente investigados, processados e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”.
Edição: Marcelo Brandão
O torneio será disputado entre 11 e 18 de fevereiro por Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Real Brasília, Ferroviária, Internacional e Avaí/Kindermann.
Antenas de telefonia já registraram a localização aproximada do sinal de dois aparelhos celulares pertencentes aos passageiros.
O candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro do mesmo bloco temático. As provas serão realizadas no dia 5 de maio.
No primeiro turno do pleito municipal, no dia 6 de outubro, eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Segundo turno será no dia 27 do mesmo mês.
Medida pretende ampliar os poderes dos credores, “já que eles são os principais interessados na liquidação eficiente dos bens ativos das empresas que se tornaram inviáveis”, diz Ministério da Fazenda..
“O Consenso de Brasília unirá esforços para combater de forma coordenada este flagelo que atinge toda a região”, diz nota conjunta.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgou mensagem às autoridades do Brasil. E afirmou que os ataques na Esplanada foram resultados de desinformação sobre as eleições e incitamento à violência por líderes políticos.
Chuvas desta quarta-feira foram menos fortes que nos dias anteriores. Mesmo assim, bombeiros registraram 19 chamados para quedas de árvores.
CBF oficializou o contrato com o novo treinador, que participa de primeira entrevista às 15h desta quinta (11). Além de Datas Fifa, Brasil disputa Copa América e Eliminatórias este ano.
Ministro aceitou recurso da defesa para reconhecer incompetência da 13ª Vara Federal em Curitiba, que era chefiada pelo então juiz Sergio Moro e que condenou João Vaccari Neto, para julgar o processo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google