Cartórios registram 13 mil trocas de nomes de pessoas trans em 5 anos

O Brasil fecha o ano de 2023 com a marca de 13 mil alterações de registro civil de transexuais e transgêneros nos últimos cinco anos. De acordo com a Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), neste ano, 3.908 pessoas se dirigiram ao cartório para solicitar a mudança de gênero ou nome até o dia 10 de dezembro.
Conforme os dados divulgados, os pedidos de alteração de nome começaram em 2018, quando o Supremo Tribunal Federa (STF) autorizou a medida. Naquele ano, houve 1.129 alterações de registro. Em 2019, foi registrado aumento para 1.848. Nos anos seguintes, os registros ficaram nos patamares de 1.283 (2020) e 1.863 (2021). As alterações passaram para 3.165 (2022) e 3.908 (2023).
Em relação aos pedidos de mudança de gênero, 2.169 foram do masculino para feminino e 1.512 do feminino para o masculino.
Em agosto de 2018, o Supremo autorizou transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo.
Antes da decisão, transexuais somente podiam adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.
Atualmente, para realizar a alteração, os interessados devem ir ao cartório de registro civil de sua região para entrada no procedimento. São necessários alguns documentos, como certidão de nascimento ou casamento, documentos pessoais de identificação e certidões solicitadas pelo cartório.
Edição: Carolina Pimentel
Tribunal Permanente de Revisão (TRP) é responsável por solucionar controvérsias entre os Estados-membros do bloco.
Dados do Ministério da Justiça mostram que mais 700 mil acessaram o aplicativo. Dessas, 513 mil fizeram o cadastro completo, com registro da linha a ser bloqueada em caso de roubo, furto, perda ou extravio.
Foram registrados 59.620 uniões civis entre 2013  e 2021. Número representa 0,6% do total no país.
A triatleta, que sofreu um grave acidente enquanto treinava na véspera de Natal, apresentou melhora, mas ainda necessita de cuidados intensivos especializados.
Levantamento aponta que 3.908 pessoas solicitaram mudança de gênero em 2023.
UPAs envolvidas na iniciativa tiveram redução do número de mortes pela infecção generalizada em 46%,
No primeiro dia útil da última semana do ano, o índice se valorizou em 0,59% em relação ao resultado da última sexta-feira, e acumula uma variação de quase 23% em um ano
Prova é uma forma de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada receberem certificado de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio
Companhia disse que não está notificando moradores da região da Lapa. Quem for vítima da tentativa de fraude deve entrar em contato com a empresa pelo e-mail documentoscgp@metrosp.com.br ou pelo 0800 770 7722.
Ministro garante que a retomada da cobrança dos impostos federais PIS/Cofins a partir do início de 2024 será amenizado pelas reduções de preço anunciadas pela Petrobras.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.