Bacia Amazônica registra menores volumes de chuva em mais de 40 anos
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em 2023, todos os 9 países da Bacia Amazônica registraram os menores volumes de chuva, em mais de 40 anos, para os meses de julho a setembro. De acordo com pesquisa recente do Centro Científico da União Europeia, o quadro afetou os rios e a biodiversidade, especialmente nas cabeceiras dos rios Solimões, Purus, Juruá e Madeira, todos na região centro-sul do estado do Amazonas, até os países mais ao sul da floresta, Peru e Bolívia.
No Amazonas, por exemplo, as chuvas variaram de 100 a 350 milímetros abaixo do normal, o que corresponde a cerca da metade do esperado para a região.
O estudo do Centro Científico da União Europeia também confirmou que, de agosto a novembro, uma série de ondas de calor elevou a temperatura para uma marca recorde nessa época do ano. As máximas nesses meses ficaram de 2 graus Celsius (°C) a 5°C acima da média histórica.
Segundo o boletim de estiagem mais recente, divulgado pelo governo do Amazonas, no último sábado (23), todos os 62 municípios do estado continuam em situação de emergência, sendo mais de 630 mil pessoas afetadas pela seca até o momento.
Entre os principais problemas agravados pelo clima deste ano, o centro científico aponta: o perigo à vida dos animais, o aumento do risco de incêndio e os níveis fluviais mais baixos, que desafiam a mobilidade nas comunidades ribeirinhas e o acesso a bens essenciais.
O estudo da União Europeia ainda sugere a necessidade de uma resposta regional abrangente, para além das fronteiras nacionais. As previsões indicam que as condições mais secas e quentes devem prosseguir em 2024, principalmente por causa da continuidade do El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Edição: Aline Leal
Aparelho sem uso por longo período merece cuidado quando entra novamente em uso. Outra recomendação é não instalar o ponto elétrico próximo do chão e perto de materiais inflamáveis.
Com o negócio, Jim Ratcliffe, presidente do Conselho de Administração de uma petroquímica, assume a administração das operações de futebol do time inglês.
Cenário afetou rios e a biodiversidade da região, principalmente nas cabeceiras dos rios Solimões, Purus, Juruá e Madeira.
Presidente esteve em almoço com repatriados da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.
Padre Julio Lancellotti ressalta que, embora articulada por pessoas de diferentes credos, ação é ecumênica.
Enquanto Israel luta para arrancar o controle total do norte de Gaza das mãos do Hamas, a cena no campo de refugiados de Jabalia reflete o risco mortal dos ataques aéreos.
Pesquisadores feita com 140 pessoas mostra ainda que os cuidadores desses pacientes estão sobrecarregados.
Apostas para concorrer ao prêmio de R$ 570 milhões estão abertas até as 17h do dia 31 de dezembro, O jogo simples custa R$ 5.
Nas últimas 24 horas, 250 palestinos foram mortos e 500 ficaram feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
Tiros vieram de carro parado pela polícia na saída do Complexo da Maré. Três carros que passavam no local foram atingidos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google