Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou a advogada baiana Vera Lúcia Santana Araújo para assumir uma vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste sábado (23).
Vera Lúcia será a segunda mulher negra a compor a Corte. Em junho deste ano, o presidente Lula indicou a advogada Edilene Lôbo, que ao ser empossada, no início de agosto, tornou-se a primeira mulher negra a integrar o TSE.
Lula escolheu Vera Lúcia Araújo a partir de lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A lista tríplice era formada por três mulheres. Com a nomeação de Vera Lúcia, o TSE passará a contar com três mulheres em sua composição. Além de Vera Lúcia e Edilene Lôbo, o tribunal é composto pela ministra do STF Cármen Lúcia, que ocupa uma cadeira efetiva.
Vera Lúcia assumirá o cargo antes ocupado pela também advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, cujo mandato chegou ao fim recentemente. Maria Claudia foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro, em junho de 2021.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) parabenizou Vera Lúcia pela indicação.
“A escolha de Vera Lúcia para integrar o TSE é um reconhecimento de sua notável trajetória profissional, destacando-se por sua competência, ética e dedicação à advocacia. Acreditamos que sua atuação contribuirá de maneira significativa para a excelência e a eficiência da Justiça Eleitoral brasileira”, afirmou, na nota, o presidente do Conselho Federal da ordem, Beto Simonetti.
De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o TSE. O Tribunal é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.
Em 91 anos de Justiça Eleitoral, apenas 11 mulheres integraram o Plenário do TSE como ministras efetivas ou substitutas: Ellen Gracie, Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Cármen Lúcia, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura, Rosa Weber, Luciana Lóssio, Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, Maria Isabel Gallotti Rodrigues e Edilene Lôbo.
Edição: Carolina Pimentel
Carro que vinha pela pista de estrada de Santa Eudoxia, em São Paulo, colidiu de frente com a bicicleta na qual a atleta estava. Triatleta está internada.
Segundo a CBF, a competição começa no dia 7 de fevereiro. Já a primeira equipe a levantar um troféu na temporada será conhecida em 18 de fevereiro, na final da Supercopa.
Jurista foi escolhida a partir de lista tríplice enviada ao presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com nomeação da advogada, TSE passará a ter três mulheres na composição; a segunda mulher negra da Corte.
Cristãos de todo o mundo viajam a Belém para visitar o local onde Jesus Cristo teria nascido. Este ano, número de turistas diminuiu e maioria dos palestinos da Cisjordânia ocupada está de luto.
Presidente argentino quer que os projetos de lei sejam discutidos de 26 de dezembro a 31 de janeiro. O Congresso está em recesso, com as próximas sessões agendadas para março.
Defesa Civil diz que solo da mina da Braskem pode estar se estabilizando. Parte da mina se rompeu no último dia 10.
Proteção ao povo indígena é uma das prioridades do governo, afirmou o presidente Lula durante encontro com ministros, no Palácio do Planalto.
Segundo presidente, em 2024, o governo vai trabalhar para melhorar vida dos brasileiros.
Plataforma do governo que bloqueia celulares em caso de perda, roubo ou furto do aparelho é gratuita e pode ser acessada via site do Ministério da Justiça ou baixada nas lojas de aplicativos online.
Bombeiros informaram que chovia forte no momento da queda. Aeronave estava perto do destino, o aeródromo de Monte Alto (SP), a cerca de 20 quilômetros do local onde caiu.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.