Velocidade de afundamento de mina em Maceió diminui
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió (AL), Abelardo Nobre, anunciou que a velocidade com que o solo da mina 18 da empresa petroquímica Braskem vinha afundando diminuiu “significativamente” nos últimos dias. Segundo Nobre, a constatação, feita por equipes de análise da Defesa Civil municipal, sugere que o solo na região da mina pode estar se estabilizando.
“Aquele cenário de preocupação que tínhamos antes já não existe. O afundamento reduziu significativamente, o que nos leva a entender que o solo pode se acomodar e estabilizar”, afirmou Abelardo, em nota divulgada pela prefeitura da capital alagoana.
Parte da mina 18 se rompeu na tarde do último dia 10, em um ponto sob as águas da Lagoa Mundaú. O instante em que o solo cede foi registrado por câmeras de segurança que flagraram o redemoinho que se formou quando a água invadiu a caverna subterrânea resultante de décadas de exploração do sal-gema.
Um equipamento (DGPS, do inglês Sistema de Posicionamento Global Diferencial) que técnicos da Defesa Civil e da Braskem usavam para monitorar movimentações do solo em torno da mina 18 e das áreas desocupadas foi perdido no rompimento. Embora o aparelho substituto tenha sido instalado nas proximidades da mina já no dia seguinte (11), demorou dias para que ele começasse a fornecer dados consistentes sobre a situação do terreno.
De acordo com a Defesa Civil municipal, após dez dias de monitoramento usando o novo equipamento instalado nas proximidades da mina 18 da Braskem, é possível afirmar que a movimentação do solo teve uma significativa redução, afundando alguns milímetros por hora.
Entre a tarde desta sexta-feira (22) e a tarde deste sábado (23), por exemplo, o deslocamento vertical totalizou 2,5 centímetros, ou cerca de 1 mm/hora. A título de comparação, em 29 de novembro, a velocidade de afundamento do solo chegou a 5 centímetros por hora.
Apesar do otimismo, a Defesa Civil e a prefeitura alertam: a população deve evitar transitar pela área desocupada e de navegar em parte da Lagoa Mundaú.
Edição: Carolina Pimentel
Presidente argentino quer que os projetos de lei sejam discutidos de 26 de dezembro a 31 de janeiro. O Congresso está em recesso, com as próximas sessões agendadas para março.
Defesa Civil diz que solo da mina da Braskem pode estar se estabilizando. Parte da mina se rompeu no último dia 10.
Proteção ao povo indígena é uma das prioridades do governo, afirmou o presidente Lula durante encontro com ministros, no Palácio do Planalto.
Segundo presidente, em 2024, o governo vai trabalhar para melhorar vida dos brasileiros.
Plataforma do governo que bloqueia celulares em caso de perda, roubo ou furto do aparelho é gratuita e pode ser acessada via site do Ministério da Justiça ou baixada nas lojas de aplicativos online.
Bombeiros informaram que chovia forte no momento da queda. Aeronave estava perto do destino, o aeródromo de Monte Alto (SP), a cerca de 20 quilômetros do local onde caiu.
Ação faz parte da Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome, que reúne diversas organizações populares. Ceia foi servida em mesa com 250 lugares, na região da Mooca, zona leste da cidade.
Carro que vinha pela pista de estrada de Santa Eudoxia, em São Paulo, colidiu de frente com a bicicleta na qual a atleta estava. Triatleta está internada.
Hamas disse ter perdido contato com grupo de reféns israelenses após bombardeios. Israel informou ter estar perto de alcançar objetivos no norte da Faixa de Gaza.
A 4ª edição da competição, que será disputada a partir do dia 19 de janeiro na província de Gangwon, na República da Coreia, contará com aproximadamente 1.900 atletas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google