STF retoma julgamento sobre revisão da vida toda

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o julgamento de dois recursos contra a decisão da própria Corte que derrubou a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso é julgado pelo plenário virtual.
Até o momento, o placar da votação é de 5 votos a 1 pela rejeição dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e a Confederação Nacional dos Trabalhadoras Metalúrgicos (CNTM).
Além do relator, ministro Nunes Marques, os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes votaram no mesmo sentido e negaram os recursos.
Entre os argumentos apresentados, as entidades defenderam que a revisão seja garantida para quem estava com processos na Justiça. Instâncias inferiores do Judiciário já garantiram o direito à revisão.
Na sessão de hoje, o ministro Alexandre de Moraes votou a favor dos aposentados e reconheceu que o STF já decidiu validar a revisão da vida toda.
Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício. O placar do julgamento foi 7 votos a 4.
A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.
Ao julgarem constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.
Antes da nova decisão, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.
Edição: Aécio Amado
Agentes cumpriram mandados de prisão em aberto por crimes variados, como não pagamento de pensão alimentícia, homicídio, estupro, tráfico e corrupção.
Tráfego em cima do viaduto Condessa de São Joaquim foi liberado para veículos leves e ônibus. Segundo a Defesa Civil, o incêndio foi provocado por fogo em objetos de pessoas em situação de rua.
Placar está em seis votos a favor da ampliação e um contrário. Julgamento ocorre em plenário virtual e será encerrado na próxima sexta-feira (27).
A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias enfrentará as colombianas em duas partidas amistosas no Kleber Andrade, em Cariacica, nos dias 26 e 29 de outubro.
Na sessão desta sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes votou a favor dos aposentados e reconheceu que o STF já decidiu validar a revisão da vida toda.
Armazenamento de vacinas necessita de equipamentos específicos, como câmaras frias, que contam com sistema de controle e monitoramento de temperatura, diz o diretor do Programa Nacional de Imunizações.
A seleção brasileira goleou a Tailândia por 9 a 1, nesta sexta-feira (20), para a garantir a liderança do Grupo B, que também conta com Cuba e Croácia.
Policiais usaram bombas de efeito moral e estudantes revidaram com pedras. O PSOL, partido do deputado, acionou o departamento jurídico para avaliar as medidas cabíveis. Na ação, um policial ficou ferido.
Rede social foi multada em R$ 5 milhões em decisão tomada nesta sexta-feira pelo ministro Alexandre de Moraes, após a empresa burlar decisão que suspendeu o X no mês passado.
Em 2019, país perdeu certificado de livre da doença após registro de casos importados e baixa cobertura vacinal. Há dois anos não há casos com transmissão dentro do território. Ministério da Saúde tem expectativa de recertificação.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google