RJ: Polícia cumpre mandados de prisão contra grupo que lesava idosos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco) e a Polícia Civil, por meio da 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí), cumprem nesta quinta-feira (19) oito mandados de prisão contra pessoas denunciadas pelos crimes de associação criminosa e estelionato. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), que deu origem à Operação Fraus, o grupo lesou diversas vítimas, em sua maioria idosos, ao usar cheques clonados com assinaturas falsas em agências bancárias.
As investigações foram realizadas pela 15ª Delegacia de Acervo Cartorário (DEAC).
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Niterói e estão sendo cumpridos no Rio Comprido, na Rocinha, Barra da Tijuca, em Itanhangá e no Caju. O MP denunciou à Justiça 16 pessoas pelos crimes de associação criminosa e estelionato. Todos os alvos de mandado de prisão têm anotação criminal pela prática de crimes patrimoniais.
De acordo com o MP, os denunciados acessavam de forma fraudulenta os dados pessoais e bancários de vítimas, todas idosas, e clonavam suas folhas de cheque, falsificando as assinaturas dos titulares das contas. Com os cheques clonados, os acusados faziam saques e depósitos diretamente no caixa das agências bancárias, debitando os valores das contas das vítimas. Conforme a denúncia, o grupo cometeu o crime 32 vezes contra sete vítimas.
Ainda segundo a denúncia, para garantir o sucesso do golpe, os criminosos “sequestravam” a linha telefônica dos alvos do golpe, e solicitavam à operadora um novo chip em nome das vítimas, usando documentos falsos. Com o chip em mãos, conseguiam bloquear qualquer tentativa de contato das vítimas com o banco. Quando o funcionário do banco ligava para a vítima para confirmar o pagamento do cheque, a ligação era desviada para a linha que estava sob o controle do grupo criminoso, a fim de que fosse autorizada a compensação dos cheques pelos próprios criminosos, garantindo, assim, o sucesso do golpe.
Até o momento, o valor apurado nas investigações soma aproximadamente R$ 130 mil de prejuízo às vítimas”, diz o Ministério Público.
O nome da operação, Fraus, em latim, significa fraude.
Edição: Nádia Franco
No formato injetável e em dose única, medicamento já foi autorizado pela Anvisa e deve chegar ao país nos próximos dias.
Grupo acessava de forma fraudulenta dados bancários de idosos, clonava folhas de cheque, falsificava a assinatura do titular das contas e, assim, fazia saques e depósitos. Crime foi cometido 32 vezes contra sete vítimas.
Objetivo é facilitar o acesso aos conteúdos que são o diferencial da comunicação pública. Saiba como participar.
Municípios banhados pelo Rio Paraopeba, atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, devem começar a receber, em quatro meses, mosquitos geneticamente modificados.
Carreta cinema recebe, confortavelmente, 91 pessoas com poltronas reclináveis e confortáveis; ar-condicionado; sistema digital de som e imagem e guichê de distribuição de pipoca.
Ministro classifica manobra de retorno a acessos como forma de burlar a decisão judicial de bloqueio da rede social no país. Anatel deve comunicar à Corte providências para cumprimento da suspensão.
Para o astrônomo João Canalle, as olimpíadas científicas abrem portas para o ensino universitário. “Há instituições de ensino superior que estão disponibilizando vagas e bolsas para medalhistas”.
Atualização operacional realizada pela rede social, que trocou o endereço eletrônico bloqueado e passou a hospedá-lo nos servidores da Cloudflare, permitiu o acesso. 
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes ressalta que é preciso que os estados e os municípios aprovem planos de ação para que tenham acesso aos recursos.
Ovos de galinha e itens de aquicultura tiveram impacto significativo nos resultados do setor em 2023.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.