Campanha alerta para conscientização sobre a dissecção da aorta

Ex.Saúde, Presidente, Governo
No mês em que celebra-se o Dia Mundial de Sensibilização para a Dissecção da Aorta, em 19 de setembro, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) promove a campanha Pense Aorta, para disseminar informações sobre a dissecção da aorta, uma doença rara e grave que muitas vezes não é identificada de forma imediata e clara, comprometendo o tratamento eficaz. O alvo da campanha é a sociedade em geral e os profissionais da saúde.
Segundo a SBACV-SP, dissecção da aorta é uma condição caracterizada pela ruptura da camada interna da aorta, a principal artéria do corpo. Esse rompimento pode dividir a parede da aorta, comprometendo o fluxo sanguíneo para órgãos vitais. Os principais sintomas incluem dor intensa no pescoço, nas costas ou no abdômen, muitas vezes descrita como uma sensação de rasgo interno. 
O diagnóstico é feito por exames como a angiotomografia ou o ecocardiograma, e o tratamento urgente é necessário para evitar as complicações. 
A prevenção envolve o controle de fatores de risco e acompanhamento médico regular, especialmente para pessoas com histórico familiar ou predisposição genética.
De acordo com a entidade, entre as ações de orientação e prevenção, estão campanhas e eventos sobre o diagnóstico correto. Neste sábado (21) o Hospital Santa Marcelina realiza sua 15ª edição de atendimento gratuito com a coordenação de um médico angiologista e cirurgião vascular.
“Em setembro, além das ações de conscientização em alguns hospitais, a SBACV-SP dedicará parte de sua Reunião Científica para não apenas estudar os tratamentos em evolução, mas também discutir a relevância das campanhas lideradas por pacientes ao redor do mundo. Vamos dar uma atenção especial aos impactos dessas iniciativas nas políticas públicas de saúde e na promoção de pesquisas científicas”, disse a diretora Científica da SBACV-SP, Grace Mulatti.
De acordo com dados da SBACV-SP, baseados em um estudo do professor titular de Cirurgia Vascular e Endovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Pedro Puech-Leão, a taxa de mortalidade por dissecção da aorta é de 2,3 por 100.000 habitantes, ou seja, 2.000 novos pacientes terão o diagnóstico a cada ano. Mundialmente, estima-se que 16 novos casos a cada 100.000 habitantes ocorram anualmente.
Segundo a entidade médica, os números do Brasil mostram a urgência de melhoria das estratégias de diagnóstico e tratamento, especialmente devido à subnotificação e à falta de diagnósticos em muitos casos.
“A questão da subnotificação está potencialmente relacionada à dificuldade de fazer o diagnóstico. Estudos mostram que aproximadamente um terço dos casos não é diagnosticado na primeira visita do paciente ao pronto-socorro, o que pode implicar em desfechos piores de sobrevida desta população”, alerta a SBACV-SP.
Edição: Fernando Fraga
Roqueiro e autor aborda a trama do romance policial Vento em Setembro durante entrevista exclusiva à apresentadora Eliana Alves Cruz.
Doença é caracterizada pela ruptura da camada interna da aorta, a principal artéria do corpo. Diagnóstico é feito por angiotomografia.
Aparecida Aquino lembra disputas políticas da década de 50, quando o jornalista e político Carlos Lacerda fazia oposição ferrenha a Getulio Vargas.
A TV Brasil transmite o confronto entre o Vozão e o Coxa disputado no Couto Pereira, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Última alta dos juros foi em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após um ano, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano.
Benefício também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
Na lista da Matopiba – região que reúne BA, MA, PI e TO – o estado com maior volume de dióxido de carbono liberado foi o Tocantins, mais de 39 milhões de toneladas.
A Rádio Nacional transmite o confronto entre o Alvinegro de General Severiano e o Tricolor, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Pesquisa encomendada pela Abrasel mostra que 25,8% dos entrevistados se mostraram totalmente contrários ao horário de verão; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.
O resultado da partida transmitida ao vivo pela TV Brasil deixou o Leão da Ilha de Santa Catarina na 6ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro com 40 pontos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.