MOBILIDADE 2025
Agressividade na disputa política não é inédita, diz professora da USP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A agressividade e a violência na disputa política brasileira não são comportamentos inéditos na história do Brasil, diz a professora de história contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) Maria de Aparecida Aquino. Para ela, o fator novo na atual disputa eleitoral está na forma massiva de divulgação das ações violentas por meio das mídias tradicionais ou pelas redes sociais. 
“Existem outros momentos na história política brasileira, história republicana, que você tem violência política e violência inclusive em processos eleitorais. Se você for considerar, por exemplo, o pleito para a Presidência da República em 1989, que é o primeiro depois da ditadura, ele foi bastante agressivo, inclusive entre os participantes”, lembra.
Aparecida também lembra as disputas políticas na década de 1950, quando o jornalista e político Carlos Lacerda fazia oposição ferrenha a Getulio Vargas. “Se você pensar numa figura como a de Carlos Lacerda, ele ‘batia no fígado’. Afetava as pessoas de maneira brutal. E isso era uma prática dele. E ele agiu dessa forma e era extremamente violento. Alguns dizem, inclusive, que em 1954, ele foi um dos elementos muito responsáveis pelo episódio que vai levar ao suicídio de Getúlio”.
Segundo a professora, os exemplos mostram que a violência política e eleitoral não é uma prática distante do que a sociedade brasileira está vivenciando atualmente. “Só que hoje temos uma coisa que não havia naquela época: você tem uma transmissão direta pela TV, existem as redes sociais e esse processo é bastante aumentado”. 
“Eu diria que o ineditismo está na forma como tudo vai ser mostrado. Então, por exemplo, em 1989 você tem a TV já bastante forte e ativa, mas você não tem as redes sociais. A situação atual tem de ineditismo essa questão da forma de divulgação dessa violência política”. 
Na noite do último domingo (15), no debate eleitoral promovido pela TV Cultura com os candidatos à prefeitura da capital paulista, uma discussão entre José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) terminou em agressão física. Após uma série de acusações feitas por Marçal contra a reputação de Datena, o candidato do PSDB deu uma cadeirada no candidato do PRTB.
De acordo com a professora, há instrumentos disponíveis à sociedade para o combate de comportamentos agressivos como o registrado no último domingo. No entanto, ela ressalta que esses recursos não estão sendo utilizados. 
“Existem coisas muito simples que poderiam ser feitas e que, de certa forma, não fariam com que chegássemos aos episódios recentes que estamos vendo. O candidato que cometesse uma ofensa deveria ter a palavra cortada. Isso seria um recurso extremamente simples, que poderia ser feito e acabaria com essa situação louca que nós estamos vivenciando hoje. Temos recursos, sim. É que eles não estão sendo utilizados”.
Edição: Graça Adjuto
Doença é caracterizada pela ruptura da camada interna da aorta, a principal artéria do corpo. Diagnóstico é feito por angiotomografia.
Aparecida Aquino lembra disputas políticas da década de 50, quando o jornalista e político Carlos Lacerda fazia oposição ferrenha a Getulio Vargas.
A TV Brasil transmite o confronto entre o Vozão e o Coxa disputado no Couto Pereira, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Última alta dos juros foi em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após um ano, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano.
Benefício também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
Na lista da Matopiba – região que reúne BA, MA, PI e TO – o estado com maior volume de dióxido de carbono liberado foi o Tocantins, mais de 39 milhões de toneladas.
A Rádio Nacional transmite o confronto entre o Alvinegro de General Severiano e o Tricolor, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Pesquisa encomendada pela Abrasel mostra que 25,8% dos entrevistados se mostraram totalmente contrários ao horário de verão; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.
O resultado da partida transmitida ao vivo pela TV Brasil deixou o Leão da Ilha de Santa Catarina na 6ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro com 40 pontos.
O governo confirmou que 23 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento em ações de início intencional de fogo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.