Governo prorroga atuação da Força Nacional no Rio por 90 dias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União.
Conforme o texto da Portaria nº 766, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, os agentes da tropa federativa seguirão apoiando os órgãos de segurança pública federal e estadual na preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio.
Caberá ao governo fluminense fornecer a infraestrutura necessária para o funcionamento da Força Nacional durante o período de atuação. O contingente de agentes a ser enviado será definido pela diretoria da Força Nacional.
Em nota, o ministério esclareceu que o pedido de renovação da presença da Força Nacional foi apresentado pelo governo estadual no último dia 2, data de encerramento do prazo.
“Vale ressaltar que o emprego da Força Nacional em qualquer parte do território está estritamente condicionado à solicitação expressa dos governadores dos estados, do Distrito Federal ou de ministros de Estado”, acrescentou a pasta, destacando que o efetivo já mobilizado permanecia no Rio de Janeiro, mesmo a autorização anterior tendo chegado ao fim há quase duas semanas.
A Força Nacional de Segurança Pública vem atuando em ações de enfrentamento ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro desde o início de outubro de 2023.
Formada por policiais militares e civis, incluindo bombeiros e peritos, cedidos temporariamente por estados e pelo Distrito Federal, além de agentes federais, a tropa federativa é subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A tropa pode ser empregada em qualquer parte do território nacional, a pedido dos governadores ou de ministérios que precisem de apoio para executar suas ações.
Edição: Maria Claudia
Tropa vem atuando em ações de enfrentamento ao crime organizado no estado desde o início de outubro de 2023.
Primeiro-ministro britânico e presidente dos EUA se reúnem nesta sexta-feira, em Washington. Trata-se da segunda viagem do líder inglês ao país norte-americano.
Para o presidente da OMS, é preciso intensificar urgentemente a aquisição, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas.
Constatação faz parte do módulo turismo, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE.
Presidente ucraniano não especificou se libertação é resultado de troca de prisioneiros com a Rússia, mas tudo indica que se trata de nova iniciativa do gênero.
Além de São Paulo, apresentaram redução na produção Pará (-3,8%) e Bahia (-2,3%). Em São Paulo, o resultado interrompe três meses seguidos de taxas positivas, período em que acumulou alta de 4,1%.
Há seis feridos. Maioria das pessoas que vivem em Daykundi, considerada uma das províncias mais seguras do país, é muçulmana xiita.
Por coerência interna da Constituição, crimes contra a ordem constitucional e a democracia são inafiançáveis e imprescritíveis, defendem especialistas.
 
Comissão, que investiga planos que cancelam unilateralmente contratos com pessoas com deficiência, foi prorrogada por mais 60 dias.
Pesquisa do Instituto Alana, divulgada nessa quinta-feira (12), mostra que para a maioria dos entrevistados, lei brasileira protege menos que a de outros países.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.