Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A prefeitura de Manaus decretou situação de emergência devido à seca severa que afeta o Rio Negro, na capital do Amazonas, e vai implementar ações para atender necessidades das comunidades ribeirinhas.
A medida coloca Manaus, a sétima cidade mais populosa do país, com quase 2,3 milhões de habitantes, na lista dos municípios que devem receber recursos do governo federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.
De acordo com a Agência Nacional de Águas, o rio está abaixo da média histórica para essa época do ano; e nesta quinta-feira (12) atingiu a marca de 16,97 metros na cidade de Manaus.
A situação é preocupante, porque a tendência é que o nível continue diminuindo.
No ano passado, o nível mais baixo só foi atingido no final de outubro. E apenas um mês depois dessa baixa recorde é que as águas voltaram a subir. 
Quem tira o sustento do rio sabe a dificuldade que foi no ano passado. Fabiane Aiub trabalha em um porto próximo ao Encontro das Águas. Ela lembra das estruturas submersas que voltaram a aparecer e dos prejuízos com o transporte fluvial.
“Apareceu um pedra, que não aparecia há anos. Foi bem seco e navegação ficou bem complicada, mas perigosa, por causa dos bancos de areia”, contou.
De acordo com a prefeitura, o decreto assinado nesta semana vai ajudar a levar atenção básica pública para as famílias que podem sofrer com a seca. Desde o final de agosto, o estado do Amazonas já havia decretado emergência não apenas em Manaus, mas nos demais 62 municípios.
Edição: Samia Mendes/L.Pedrosa
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam para conter o fogo. Em regiões mais críticas, estão em operação 11 aeronaves para apoiar o combate aos incêndios.
Prisão ocorreu durante inspeção de rotina, após abordagem a dois carros no posto da Polícia Federal, no extremo norte do Amapa. Passageiros estavam sem visto e sem o controle necessário do posto policial.
Meta é ter a participação de rádios comunitárias na divulgação de programas do Ministério da Cultura, dentro das ações previstas pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
Rio Negro está abaixo da média histórica para essa época do ano. Governo estadual já havia decretado emergência para outros 62 municípios. 
Alexandre Silveira disse que pesquisas demonstram que os efeitos do horário de verão são positivos para diversos setores econômicos do Brasil, como o turismo, além de bares e restaurantes.
“Queremos criar programa para que a mulher seja atendida com decência, faça os exames necessários para que possa fazer todas as fotografias que ela quiser fazer do útero para ver como é que tá a criança” disse Lula.
Resultado foi puxado pela construção civil, que criou 181.588 vínculos formais. O segmento de serviços criou 962.877 vagas, 4,8% superior a 2022. 
Desde 26 de julho, estudantes ocupam a reitoria em protesto contra mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil para alunos da graduação.
Haverá atendimento prioritário para esses doadores a partir desta quinta-feira (12). Esquema segue até o dia 30 de setembro ou até que os estoques estejam normalizados.
Grupos alimentos e bebidas e habitação influenciaram queda de preços para vários segmentos. Deflações em setores importantes – tubérculos (-16,3%), hortaliças (-4,5%) e aves e ovos (-0,59%) – causaram forte alívio.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.