Pesquisadores brasileiros e chineses anunciam espécie de pterossauro

A revista científica Scientific Reports publicou, nesta quinta-feira (21), artigo que revela uma nova espécie de pterossauro, o Meilifeilong youhao, que pertence ao grupo Chaoyangopteridade. Ele viveu no período Cretáceo, no nordeste da China. O artigo é elaborado por 14 pesquisadores chineses e brasileiros, representando nove instituições.
A espécie – assim como todos os outros membros do grupo – não tinha dentes e ultrapassava dois metros de envergadura. A publicação marca os 20 anos de parceria entre pesquisadores chineses e brasileiros na área da paleontologia.
“Foram 20 anos de uma parceria muito frutífera e produtiva. Estamos muito felizes em trabalhar em colaboração, o que muito contribuiu para o avanço da paleontologia, especialmente, dos pterossauros, os primeiros vertebrados a desenvolverem a capacidade de voar”, disse, em nota, o pesquisador Xiaolin Wang, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados, que coordenou o estudo.
“Expressamos a nossa amizade a partir do nome desta nova espécie: Meilifeilong – significa lindo dragão voador e youhao significa amizade”, explicou.
“É importante saber que estamos falando de um grupo raro de pterossauros, que tem o Meilifeiling youhao como o membro mais completo. Ele apresenta uma crista craniana acima da enorme janela nasoantorbital (abertura no crânio que inclui as narinas externas) com uma extensão suave”, disse, em nota, o professor Alexander Keller, paleontólogo e diretor do Museu Nacional/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que coordenou a participação dos brasileiros na pesquisa.
A nova descoberta é considerada um marco nos 20 anos de parceria entre pesquisadores brasileiros e chineses na paleontologia.
Diógenes de Almeida Campos que, juntamente com o professor Alexander Kellner, iniciou a colaboração, destacou a importância da parceria: “Trabalhar com colegas da China tem sido uma forma importante de promover a internacionalização da ciência”, analisou.
Ao longo de duas décadas, a colaboração sino-brasileira produziu dezenas de trabalhos, resultando em publicações nas principais revistas científicas do mundo, como a Science e a Nature.
O trabalho publicado na Scientific Reports, do grupo Nature, reuniu 14 pesquisadores de nove instituições: Instituto de Paleontologia e Paleontropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências, Museu Nacional/UFRJ, Universidade Sun Yat-Sem, Universidade Federal do ABC, Universidade de Jilin, Universidade de Shenyang, Museu de Ciências da Terra do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo e Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (Universidade Regional do Cariri).
Edição: Kleber Sampaio
Site e aplicativo foram lançados pelo governo federal no último dia 19 e permitem usuário bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em caso de perda, roubo ou furto de aparelhos.
Governo investiu cerca de R$ 18 bilhões em ações para melhoria da segurança pública. Houve redução dos homicídios dolosos da ordem de 5,7% em comparação com 2022, diz ministro.
Entrega começa nesta quinta-feira (21), beneficiando mais de 800 mil pessoas. Ação da Cidadania recebe doações de empresas e voluntários até fim do ano.
Resultados divulgados ainda não são definitivos, pois não levam em conta os dados das últimas semanas do nano. Projeção mais pessimista é que chegue a, no máximo, 40.173 casos este ano.
Ele não tinha dentes e passava de dois metros de envergadura. Publicação da revista Scientific Reports marca os 20 anos de parceria entre chineses e brasileiros na área da paleontologia.
Real Madrid, Barcelona, Juventus e nove outros grandes clubes europeus anunciaram novo campeonato em abril de 2021. Na ocasião a iniciativa gerou protestos generalizados entre torcedores.
Apreensão de jovens para fins de averiguação está prevista na Operação Verão, promovida nas praias do estado.
Ministro-chefe da Secretaria -Geral, Márcio Macedo destaca participação popular nos trabalhos do colegiado internacional sob a presidência do Brasil.
A finalidade é fortalecer a produção nacional de medicamento e ampliar o acesso da população ao tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas.
Atualmente, taxa básica de juros está em 11,75% ao ano. As próximas duas reuniões do Copom estão marcadas para janeiro e março do ano que vem, e a seguinte será em maio.

Fonte: Agência Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.