Banco Central comunica exposição de dados de 8 mil chaves PIX do BTG

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Banco Central (BC) informou, nesta quinta-feira (15), em Brasília, vazamento de dados pessoais vinculados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual, em razão de falhas pontuais em sistemas da instituição. As informações foram expostas entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou outras informações sob sigilo bancário. As informações vazadas são de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas por meio do aplicativo ou pela internet banking da instituição. Segundo o BC, não serão usados outros meios de comunicação aos usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC informou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas previstas na regulação vigente.
Só neste ano, foram registrados oito episódios de vazamento de dados de instituições financeiras. O BC mantém uma página específica em seu site para registrar incidentes de segurança desse tipo.
Em nota, o BTG Pactual informou “que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta corrente vinculados a esses respectivos CPFs”.
O banco afirmou ainda que restringiu o acesso a essas informações imediatamente.
“O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento”, diz a nota.
* Texto atualizado às 22h30 para inclusão da nota do BTG.
Edição: Kleber Sampaio
Autoridades de saúde suecas disseram que a pessoa foi infectada na África. Paciente está em tratamento. OMS declarou a doença como emergência de saúde global.
BTG afirma que caso não envolveu dados sob sigilo bancário – como senhas e saldos financeiros – e não ocorreu invasão a nenhum sistema do banco.
Tema é uma das prioridades da presidência brasileira no G20, assumida em dezembro do ano passado.
Metade delas foi para cumprimento de mandado por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Servidores e seguranças retiraram barricadas de prédio recém-ocupado. Vídeos mostram confusão e gritaria. Mudanças nas regras para a concessão de bolsas motivam protestos.
Agora, juízes eleitorais irão analisar os registros dos candidatos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. Prazo terminou às 19h desta quinta-feira (15).
Em discurso após visitar a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), presidente disse esperar momento certo para “dar o bote” e aprovar a medida.
Ministro do STF diz que o Código de Defesa do Consumidor, norma federal, determina que as empresas devem fornecer informações claras sobre os produtos e serviços.
Para o ministro do STF, suspensão das emendas é necessária para evitar danos irreparáveis aos cofres públicos. Semana passada, Flávio Dino manteve a suspensão das chamadas emendas Pix ao Orçamento da União.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google