TSE recebe lista de 9,7 mil pessoas com contas irregulares

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou nesta quinta-feira (15) à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. A entrega foi feita pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . 
Com base nas informações, os juízes eleitorais de todo o país poderão analisar se candidatos que estão entre os citados na lista poderão concorrer às eleições municipais de outubro.
O levantamento envolve agentes públicos que tiveram as contas de gestão consideradas irregulares pelo tribunal de contas. A irregularidade é uma das causas de inelegibilidade e pode barrar quem pretende participar do pleito.
Os casos envolvem gestores que deixaram de prestar contas, que praticaram atos lesivos e danos aos cofres públicos, além de desvios de recursos.
Pela Lei de Inelegibilidade, não pode se candidatar quem tiver as contas relativas ao exercício de cargos e funções públicas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Edição: Sabrina Craide
Ministro do STF diz que o Código de Defesa do Consumidor, norma federal, determina que as empresas devem fornecer informações claras sobre os produtos e serviços.
Para o ministro do STF, suspensão das emendas é necessária para evitar danos irreparáveis aos cofres públicos. Semana passada, Flávio Dino manteve a suspensão das chamadas emendas Pix ao Orçamento da União.
Australiana diz que “tem sido devastador” o período após sua exibição em Paris. A presença da atleta na Olimpíada vem sendo questionada em petição online, que já recebeu mais de 54 mil assinaturas.
Mais de 9,7 mil participantes interagiram com o Plano Clima no site do Brasil Participativo. Mais de 700 propostas mobilizaram cerca de 18 mil votos.
OMS declarou emergência internacional em saúde pública para a doença por causa do risco de disseminação no mundo.
Clube carioca identificou o autor dos gestos racistas, durante a vitória do Alvinegro por 2 a 1 na quarta (14), no Estádio Nilton Santos. As informações foram entregues à Polícia Civil.
Também foram aprovadas diretrizes e prioridades para 2025, levando em conta políticas setoriais recentes como a Nova Indústria Brasil, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Transição Ecológica.
Multa diária passou de R$ 50 mil para R$ 200 mil. Caso trata de determinação do ministro para a rede social bloquear perfil do senador Marcos do Val (PL-ES) e de outros investigados. 
Identificação das vítimas do acidente aéreo foi feita no IML Central de São Paulo por 40 profissionais entre médicos e equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.