STF prorroga suspensão da dívida de Minas com o governo federal

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (1º), em Brasília, prorrogar a suspensão do pagamento da dívida de Minas Gerais com governo federal até 28 de agosto.
O magistrado atendeu pedido do governo estadual para ampliar outra decisão da Corte, proferida pelo ministro Edson Fachin, que também determinou a suspensão do prazo, que terminaria hoje. 
Na decisão, Nunes Marques entendeu que cabe ao Judiciário fazer a intermediação da questão.
“A intervenção do Poder Judiciário é justificável ante seu papel de agente mediador de interesses dos entes políticos, buscando-se uma resolução consensual para a regularização da grave situação fiscal do estado-membro”, justificou o ministro.
Em parecer enviado ontem (31) ao Supremo, a Advocacia Geral da União (AGU) opinou contra a concessão da prorrogação.
No parecer, o órgão sustentou que o governo deve aprovar medidas de contrapartida no Legislativo estadual para aderir ao regime de recuperação fiscal da União. Além disso, a AGU defende que as parcelas da dívida devem ser pagas normalmente.
“A União entende como imprescindível a sinalização de comprometimento do estado de Minas Gerais com o reequilíbrio fiscal com, no mínimo, a retomada do pagamento do seu serviço da dívida, ainda que no modelo benéfico já ventilado por este central, consistente no retorno ao pagamento como se no Regime de Recuperação Fiscal estivesse, para que seja possível cogitar-se eventual abertura de procedimento conciliatório”, afirmou a AGU.
A dívida de Minas com o governo federal está em torno de R$ 165 bilhões.
Edição: Kleber Sampaio
O escocês de 37 anos e Dan Evans foram derrotados por 2 sets a 0 (parciais de 6-2 e 6-4) pelos norte-americanos Taylor Fritz e Tommy Paul no torneio de duplas.
Países pedem verificação imparcial e garantia da soberania popular. Governo brasileiro se absteve de votação na OEA, por entender que define a verificação é a própria Venezuela e suas leis.
Ministro atendeu pedido do governo de Minas para ampliar outra decisão do STF, proferida pelo ministro Edson Fachin, que também determinou a suspensão do prazo que terminaria hoje.
Por maioria de votos, ministros entenderam que a emenda é inconstitucional por ter liberado recursos durante ano eleitoral.  Com a decisão, quem recebeu auxílios não devolverá os recursos.
O Brasil enfrenta a França a partir das 16h do próximo sábado (3). O técnico Arthur Elias não poderá contar com duas peças importantes: Marta e Antônia.
Programa federal foi criado para ajudar empreendimentos do setor de eventos e de alimentação afetados pela pandemia de covid-19, como bares, restaurantes e hotéis.
Em junho, micro e pequenas empresas geraram 115.907 empregos no país, enquanto as médias e grandes empresas contribuíram com 63.953 dos novos postos de trabalho.
Em petição enviada ao ministro Nunes Marques, relator do caso, a AGU e a empresa solicitam a extensão das negociações por mais 45 dias.
Também nesta quinta, mas no masculino, André e George foram derrotados pelos norte-americanos Partain e Benesh por 2 sets a 1 (parciais de 17/21, 21/14 e 8/15).
Modelo atual leva à contaminação do solo e à poluição do ar e das águas, impacta a saúde humana e as condições ambientais e contribui para a perda da biodiversidade e o aquecimento global.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.