Dino determina regras de transparência para emendas parlamentares

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira (1°), regras para indicação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada com representantes do Congresso para tratar das emendas RP9, chamadas de “orçamento secreto”.
Pela decisão do ministro, as emendas só poderão ser pagas pelo Poder Executivo mediante total transparência sobre sua rastreabilidade. Dino também entendeu que as organizações não governamentais (ONGs) deverão seguir as mesmas regras quando atuarem como executoras das emendas.
O entendimento do ministro também determina que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize auditoria de todos os repasses realizados pelos parlamentares por meio das emendas do “orçamento secreto”.
A audiência foi convocada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo decisão da Corte que determinou a transparência na liberação desses tipos de emendas. Foram convocados representantes da Câmara dos Deputados, do Senado, Tribunal de Contas da União e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP9 são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte. No entanto, o PSOL, partido que entrou com a ação, entendeu que a decisão continua em descumprimento.
Edição: Nádia Franco
Sala de situação será de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiente e vai planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas em momentos de urgência.
O ministro Flávio Dino determinou as regras após audiência de conciliação com representantes do Congresso para tratar das emendas RP9 9, chamadas de “orçamento secreto”.
“Laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são fortes e históricos. A Venezuela respeitará as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”, diz o presidente da Argentina, Javier Milei.
Presidente do tribunal abriu nesta quinta-feira os trabalhos do segundo semestre
Pesquisa mostra que entre as famílias com renda de até três salários mínimos, 81% estão com dívidas. O índice passa para 79,6% entre os consumidores que têm de três a cinco salários mínimos.
Lei que cria Projeto Banco Vermelho foi publicada no Diário Oficial. Ideia é estimular instalação de bancos vermelhos em locais de grande circulação com frases de alerta para esse tipo de violência.
Cobrança do conteúdo flexível comprometeria equivalência das provas, afetaria condições de isonomia e aprofundaria desigualdades de acesso ao ensino superior, argumentou o governo.
Números fazem parte do Projeto UTIs Brasileiras, que monitora mais de 50% das admissões de adultos em UTIs no país.
Brasileira caiu para italiana Alice Bellandi, número 1 do mundo nos 78kg do judô. Antes, Leonardo Gonçalves também perdeu na estreia. Às 5h de sábado (3) estrearão Rafael “Baby” Silva e Beatriz Souza.
Amamentação traz também vários benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google